BLOG

Produção de calçados de ponta a ponta em São João Batista

Conhecida como a Capital Catarinense do Calçado, a cidade de São João Batista é um dos mais importantes polos calçadistas do Brasil. Saiba mais sobre sua produção de calçados!
Publicado em

Conhecida como a Capital Catarinense do Calçado, a cidade de São João Batista é um dos mais importantes polos calçadistas do Brasil. Com cerca de 38.583 habitantes, o município é referência em calçados femininos, com grandes marcas instaladas na região.

Mas o mais interessante da cidade é que ela concentra empresas que pertencem à toda a cadeia produtiva do setor. Ou seja, um sapato pode ser produzido em São João Batista de ponta a ponta.

Você sabe o que isso significa? Acompanhe este post para entender a produção de calçados deste polo nacional!

São João Batista: o polo calçadista de Santa Catarina

Você sabia que, se você chegar a São João Batista tendo o sonho de ter uma marca de calçados, pode sair com um sapato pronto, na caixa, sem nem precisar ter uma fábrica própria?

Isso é possível porque na cidade, podem ser encontradas todas as empresas que atuam no processo da elaboração de um calçado. Isso permite a terceirização da produção.

O que é tack?

É claro que o município também conta com indústrias calçadistas de fabricação própria.

Quem deseja abrir a própria fábrica de calçados consegue fazer isso tendo como base insumos da própria região. Afinal, todos os fornecedores necessários também se encontram no polo calçadista.

Essas empresas comercializam tudo o que uma fábrica de sapatos pode precisar, como:

Tecidos;

Enfeites;

Solados;

O fato de possuir toda a cadeia produtiva na mesma região contribui para a alta qualidade e para os preços atrativos dos calçados.

Dica de leitura:

Cola para calçados: as melhores para cada etapa da produção

A importância do setor calçadista para a economia da cidade

São João Batista, que antes pertencia ao município de Tijucas, se emancipou em julho de 1958 e encontrou na produção de calçados, uma forma de movimentar a economia da cidade, ajudando a trazer visibilidade para Santa Catarina.

A cidade, que de acordo com o último censo, possui um PIB per capita de R$ 24.532,34. Em 2001, passou a ser chamada Capital Catarinense do Calçado.

Atualmente, o município seja conhecido por consumidores que buscam por sapatos variados, sempre com alta qualidade.

São joão batista calçados

A cidade é o 4º principal polo calçadista do país, com aproximadamente 395 empresas do ramo — sendo 220 de insumos para a produção de calçados.

Para se ter uma ideia da relevância do setor, a indústria calçadista gera mais de 10.000 empregos na cidade. Com relação a sua capacidade produtiva, de acordo com dados do Sebrae, aproximadamente 1,6 milhão de sapatos femininos são produzidos todos os meses no município.

Quais são os processos necessários para a criação de um calçado?

Como já dissemos anteriormente, em São João Batista existem empresas que podem auxiliar na produção de um calçado desde a idealização, até a retirada do produto final.

Cada uma das etapas pode ser realizada na cidade, por empresas especializadas. Mas quais são os processos necessários para a elaboração de um sapato?

Confira a seguir!

1# Design:

Os escritórios de design contam com estilistas capacitados para definir o estilo do calçado e realizar o desenho do mesmo, levando em consideração o público-alvo e as tendências da estação.

2# Forma:

Esta etapa do processo passa por empresas especialistas em desenvolver a forma do calçado, simulando o formato do pé. Durante esse processo, é possível obter o 3D para a modelagem do produto.

3# Modelagem:

A empresa especializada utiliza a forma obtida no processo anterior para fazer o molde do calçado, para ser possível recortar o tecido e seguir com a elaboração do sapato.

4# Solado:

Em São João Batista, existem várias empresas que fornecem solados com ou sem salto. Eles são fabricados a partir da injeção de polímeros e possuem moldes prontos e padronizados ou com design único e exclusivo.

5# Palmilhas:

A cidade também conta com fábricas de palmilhas para os mais diversos tipos de calçados.

6# Cabedal:

Conhecidos ateliês produzem o cabedal do calçado conforme o design proposto, com os substratos definidos no projeto.

7# Montagem:

A montagem final do calçado também pode ser feita em São João Batista, incluindo a colagem de todas as partes, acabamento, limpeza e encaixotamento.

8# Pós-produção:

Laboratórios de análise de colagem são consultados na pós-produção e também na fase de elaboração, para garantir a qualidade dos calçados produzidos.

9# Caixas:

Até mesmo as caixas utilizadas para armazenar os calçados podem ser de São João Batista, já que a cidade conta com fábricas que fornecem esse tipo de embalagem.

10# Vendas:

A cidade conta com grandes lojas, que são procuradas por quem busca as melhores opções no polo calçadista catarinense.

Além das empresas envolvidas em cada um dos processos acima, São João Batista também conta com outros negócios que contribuem para o sucesso do setor. Dentre eles estão as empresas de comunicação e design, que podem ajudar na concepção da marca.

As companhias especialistas em comunicação visual também auxiliam no desenvolvimento de material para os pontos de vendas. Sem falar em uma empresa da cidade, que criou um software de gestão específico para a produção de calçados!

Com isso, fica claro que, toda São João Batista trabalha junta pelo crescimento da indústria calçadista. A Quimicolla, indústria que desenvolve adesivos industriais, faz parte deste esforço!

Adesivos industriais em São João Batista

Você sabia que a cola representa menos de 1% do custo de um calçado? Mesmo assim, ela é imprescindível para garantir a boa estruturação do sapato e evitar a tão temida descolagem.

A verdade é que muitas empresas ainda têm dificuldade para encontrar o adesivo ideal. Mas não se preocupe: a Quimicolla está presente em um dos maiores polos calçadistas, e é especialista em todos os passos deste processo.

Rendimento de cola para calçados

Além dos negócios firmados com empresas da região, a empresa também marca presença nos demais polos calçadistas brasileiros. Fornecemos relações de confiança devido à qualidade de nossos produtos, agilidade na entrega e facilidade na aquisição de amostras para testagem.

Quer conhecer os produtos da Quimicolla? Clique aqui e solicite uma amostra.

Conheça nossos artigos para a indústria calçadista:

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade