Cola para calçados

BLOG

Cola para calçados: as melhores para cada etapa da produção

Descubra o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a cola para calçados ideal e quais são as melhores opções de acordo com a etapa produtiva.

Descubra o que deve ser levado em consideração na hora de escolher a cola para calçados ideal e quais são as melhores opções de acordo com a etapa produtiva.

Apesar de representar menos de 1% do custo de um sapato, a cola para calçados é uma das decisões mais importantes que a empresa deve tomar. Afinal, ela é fundamental para garantir uma boa estruturação do item, resultando em um produto de alta qualidade e durabilidade.

Prova disso é que escolher o adesivo errado é uma das principais razões para a descolagem do produto ainda na fase de fabricação.

Mas, como decidir a cola para calçados ideal para o seu calçado? É isso que nós vamos te explicar a seguir.

O que você deve analisar para escolher o melhor adesivo?


É verdade: existe uma infinidade de tipos de cola para calçados e definir qual é a mais indicada para o seu produto nem sempre é uma tarefa fácil. Existem várias coisas que você deve levar em consideração na hora da escolha, principalmente o:

Tipo do calçado;

Uso do produto.

Esses dois pontos vão servir como base para que você saiba quais características a cola para calçados deve ter. Afinal, as necessidades de um tênis de corrida, por exemplo, são totalmente diferentes de uma sandália de salto alto.

Tendo isso em mente, você deve verificar em qual etapa produtiva o adesivo será utilizado. E por fim, analise:

#1 Indicação:

Onde a cola será utilizada e qual é o tipo de material?

#2 Resistência do adesivo:

Esse quesito está diretamente relacionado ao anterior, tendo em vista que o tipo do material define também se a resistência do adesivo deve ser alta, média ou baixa.

#3 Acabamento:

O calçado terá enfeites ou pedrarias? Qual é o tamanho dessas aplicações?

As melhores colas para cada etapa de produção

Você já sabe que as colas para calçados podem ser utilizadas em diferentes fases produtivas. É preciso unir o tecido com a espuma, antes mesmo da costura, juntar o tecido com a palmilha, colar enfeites, entre outros processos.

Sendo assim, a etapa em que ela será usada também influencia na escolha do adesivo ideal para a construção do produto final. Pensando nisso, fizemos uma relação com alguns dos nossos principais produtos, de acordo com a fase em que cada um deve ser utilizado.

Pré-preparo

Colagem

Finalização

Dicas para evitar a descolagem


É claro que a escolha da cola para calçados é fundamental para evitar descolagem. Mas, existem outras questões que também podem causar esse tipo de problema. Por essa razão, é importante que você esteja atento ao processo de fabricação, ao manuseio do adesivo e à indicação de aplicação.

Outra questão que merece atenção é a preparação para que o calçado receba o adesivo. Nesse sentido, a limpeza e a lixação são processos essenciais.

Tipo do calçado:

Nesse processo são eliminadas graxas, tintas e outros resíduos que podem prejudicar a adesão da cola para calçados.

Lixação:

Com a lixação, a superfície fica porosa, aumentando a área de fixação. Ou seja, quando a superfície conta com uma quantidade maior de cavidades, o adesivo se espalha por cada uma delas, reduzindo as chances de descolagem.

Conheça a linha de auxiliares da Quimicolla!

E, por fim, também é necessário garantir que a sua equipe tenha total conhecimento das formas corretas de manuseio do adesivo. Somente dessa forma é possível garantir que o produto chegará ao cliente final com a mais alta qualidade, além de assegurar o bem-estar da sua equipe.

Dica de leitura:

Segurança na colagem: como prevenir acidentes de trabalho

Se você ainda tiver dúvidas…


Mesmo após todas essas informações, você ainda não tem certeza em qual adesivo deve investir? Isso é normal, afinal são várias as opções disponíveis. E para te ajudar nessa escolha, a Quimicolla oferece algumas possibilidades para seus clientes.

Além do envio de amostras, para que o cliente possa realizar testes com seu produto, a Quimicolla também conta com laboratórios prontos para auxiliar nossos clientes. Nele, são realizados testes com uma amostra do material e o adesivo. Após todos os testes, são emitidos relatórios para garantir que você está escolhendo a cola para calçados ideal.

Dica de leitura:

Como ocorre o teste de qualidade de colas e adesivos industriais?

Vale ressaltar que você não precisa se preocupar em estar “perdendo tempo” com a realização desses testes. Afinal, com a agilidade na entrega que a Quimicolla oferece, você receberá os adesivos na sua empresa em tempo recorde.

Está pronto para pedir uma amostra? Clique aqui e faça seu cadastro! Nossos técnicos especialistas estão sempre prontos para tirar suas dúvidas e te ajudar na escolha da melhor cola para os seus calçados.

Cadastre-se para iniciar um atendimento!

Publicações relacionadas

+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO