Acompanhe e crie as tendências no setor calçadista por meio dessas dicas para inovar nos modelos fabricados
Há tempos que o calçado deixou de ser apenas um item do vestuário diário e passou a ser considerado um acessório que marca a personalidade de quem o usa.
Para agradar às exigências do público, qualidade e conforto devem estar associados à estética. Nesse sentido, o design de tênis, sandálias e sapatos é um grande diferencial para os fabricantes.
Neste artigo, você verá informações sobre a importância do design dos calçados e conferir dicas de tendências no setor.
O que os clientes pensam sobre o design dos calçados?
Considerando que as mulheres são as maiores consumidoras de calçados, é fundamental considerar sua opinião no assunto.
No artigo “A importância do conforto e do design no consumo de calçados femininos”, apresentado no 6º Encontro Nacional de Estudos do Consumo, é possível observar alguns dados importantes:
Avaliando esses dados, é possível imaginar que grande parte das clientes buscam apenas por produtos de grife, mas não é bem isso. A mesma pesquisa aponta que 66,7% das mulheres afirmam que seu estilo não pode ser representado por uma marca.
Ou seja, um calçado de qualidade e com design atraente e inovador são suficientes para ela decidir pela compra.
7 tendências no setor calçadista para aplicar em seu design de calçados
Pesquisar as novidades
É importante acompanhar as novidades do mercado e o que os clientes buscam. Leia revistas e editoriais de moda e fique de olho no conteúdo produzido por influenciadoras digitais do segmento de moda.
Através de fontes confiáveis, como o blog Quimicolla, você cria seu próprio radar de tendências no setor calçadista!
Produtos sustentáveis
Considere a sustentabilidade no processo de fabricação dos calçados e na escolha da matéria-prima. Uma forte tendência no setor calçadista dos últimos anos são os produtos com “selo verde”, ou seja, ambientalmente corretos.
Brasilidade
Se inspire no estilo brasileiro. Como grande parte das clientes buscam por personalidade, invista em designs que tenham a cara da mulher brasileira.
Para isso, uma dica é criar a persona da sua marca. Pense em quem são as suas clientes e em quem você quer atingir com suas campanhas!
Conforto e usabilidade
Não se esqueça que o conforto está acima de tudo, em especial nos sapatos que serão utilizados no dia a dia ou em eventos. Considere o item de ergonomia e usabilidade quando for projetar um design diferenciado.
Peças personalizadas ou colecionáveis
Outra forte tendência atual são os calçados personalizados e as peças de edição limitada, com poucas unidades. Algumas marcas investem em processos de cocriação, seja de forma específica ou mais ampla, ouvindo os clientes na etapa de criação dos novos modelos.
Nesse nicho, é considerada a realização pessoal do cliente ao calçar o modelo exclusivo. Invista em estampas e texturas criativas.
Cursos e parcerias
Separe tempo e orçamento para o aperfeiçoamento e acompanhe os movimentos das associações do setor calçadista.
O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), por exemplo, disponibiliza treinamentos aos profissionais do setor. Já a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) realiza campanhas como a “Um sapato pelo Brasil”.
Campanha “Um sapato pelo Brasil”
Também vale a pena acompanhar o calendário para participar da próxima edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O evento é um bom local para acompanhar tendências no setor.
Qualidade da matéria-prima
Por fim, escolha com cuidado a matéria-prima e os produtos necessários para o processo de fabricação. Não deixe que a qualidade do calçado seja comprometida, pois o resultado ficará a desejar se comparado com o design planejado.
Entre os principais produtos de atenção estão o couro, os acessórios e a cola adesiva. Lembre-se que o material utilizado no produto está em segundo lugar no ranking levantado pelo 6º Encontro Nacional de Estudos do Consumo.
Mesmo processos pouco considerados pelos clientes, como a colagem, resultam na fidelização do consumidor. Afinal, uma cola de má qualidade pode resultar na descolagem do produto.
Para garantir 100% de sucesso no uso de nossas colas e adesivos, a equipe Quimicolla desenvolveu um material completo. O ebook é voltado especialmente para o setor calçadista, e perfeito para otimizar a sua esteira de produção:
Qual a relação da colagem com o design dos calçados?
O design está associado diretamente aos aspectos estéticos do calçado. Por isso, é fundamental que a colagem de acessórios e o acabamento sejam realizados com muita precisão.
Afinal, neste post conferimos que a clientela que busca por designs inovadores está atenta aos mínimos detalhes. Para conquistar este público tão dedicado, é preciso considerar otimizar ao máximo da sua esteira de produção.
No Blog da Quimicolla, você pode conferir diversos artigos com dicas e informações sobre o processo de colagem na fabricação de calçados. Os textos vão desde dicas de melhor aproveitamento da cola adesiva até mesmo sobre os tipos de cola utilizados em cada etapa da produção (solado, cabedal, acabamento etc).
Um deles é o artigo que explica “Como calcular o rendimento da cola na fabricação de calçados?”, que pode ser lido clicando aqui ou no banner abaixo:
Como calcular o rendimento da cola na fabricação de calçados?
Para acompanhar mais conteúdos como esse, confira o blog: