Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de avaliar qual deve ser o seu fornecedor de adesivos industriais e garanta uma linha de produção mais eficiente.
Independentemente do ramo, a avaliação de fornecedores é uma das ações mais importantes para uma empresa. Afinal, ela tem grande impacto no negócio, sendo decisiva não apenas para a tomada de decisão, mas também para o bom funcionamento de processos internos.
Mas, apesar de ser um assunto tão importante, muitas empresas ainda têm dificuldade para realizar uma avaliação de fornecedores completa e eficaz. Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com tudo o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar um fornecedor.
Qual é a importância de avaliar os fornecedores?
Antes de te contar quais são os critérios mais relevantes na hora da avaliação de fornecedores, precisamos ressaltar a importância dessa análise.
Pense em todos os processos internos que acontecem dentro da sua empresa. Agora imagine o que pode acontecer se o seu fornecedor de adesivos industriais atrasar a entrega ou se o produto não tiver a qualidade que você esperava.
Esses são apenas alguns exemplos do tipo de problema que pode ocorrer caso a sua empresa não realize uma avaliação de fornecedores.
Isso mostra a importância de uma relação transparente com os fornecedores, tendo em vista que eles são decisivos para garantir a eficiência da sua cadeia produtiva. Sendo assim, um fornecedor que atenda a todas as necessidades do seu negócio vai te ajudar a:
O que levar em consideração?
Para administrar da melhor forma possível a solicitação e compra de produtos, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Ray Carter, diretor da DPSS Consultants indica a utilização de 10 C’s para avaliar um fornecedor. São eles:
Vale ressaltar que é difícil que um único fornecedor se destaque em todos esses itens. Por isso, cabe à sua empresa considerar quais são os fatores mais importantes, de acordo com as suas necessidades.
Métodos de avaliação
Finalmente, vamos te ensinar duas formas práticas de avaliação de fornecedores: por meio de questionários e de KPI’s.
Questionário
Uma forma simples de avaliar os fornecedores da sua empresa é criando um questionário e dando nota para cada um dos itens analisados. Os assuntos abordados devem estar de acordo com as necessidades da sua empresa. Alguns exemplos, são:
- O fornecedor possui certificados de qualidade?
- O fornecedor tem algum sistema para rastrear produtos?
- O fornecedor entrega tudo dentro do prazo?
- Os produtos estão dentro do padrão de qualidade esperado?
A partir das respostas para essas perguntas, você pode classificar as empresas.
Com esses dados, fica mais fácil avaliar o fornecedor e até mesmo criar um banco de dados. Dessa forma, é possível analisar as empresas a longo prazo, o que permite que você aproveite melhores oportunidades de negociação de preços e prazos.
KPI’s
KPI significa Key Performance Indicator, cuja tradução para o português é “indicadores de desempenho”. Esses indicadores podem te ajudar a verificar o desempenho operacional dos seus fornecedores em diferentes aspectos. Os mais utilizados são:
Qualidade
Os indicadores devem mostrar se a empresa cumpre ou não com os requisitos de qualidade, se o fornecedor possui garantia e se ele atende a todas as necessidades do cliente.
Por isso, prefira fornecedores que oferecem transparência aos seus clientes, como é o caso da Quimicolla. Contamos com um laboratório completo, onde o cliente pode mandar materiais para testar produtos e receber um relatório completo com a melhor solução de colagem.
Saiba mais em:
Pontualidade
Nem sempre as empresas valorizam esse indicador, mas ele é um dos mais importantes para garantir que os processos internos da sua companhia ocorram de forma eficiente.
Um dos diferenciais da Quimicolla, por exemplo, é justamente o compromisso com uma entrega rápida, sem processos burocráticos. Já que com isso, ajudamos o cliente a manter a cadeia produtiva funcionando de forma eficaz e no máximo de sua capacidade.
Confira como os produtos da Quimicolla chegam até a sua indústria em tempo recorde:
Atendimento
O atendimento ao cliente é um problema para muitas empresas e um dos pontos principais para garantir uma parceria duradoura.
Com esse indicador, sua empresa conseguirá dar prioridade para os fornecedores que possuem um bom atendimento ao cliente e que também oferecem suporte no pós-venda.
Cotação
Além de todos os pontos acima, é claro que o preço também é importante. Afinal, as cotações dos seus fornecedores estão diretamente ligadas ao preço final do seu produto. Sendo assim, se o valor for atrativo, ele pode garantir um bom posicionamento da sua empresa no mercado.
Para realizar essa avaliação, é importante utilizar cerca de três cotações como parâmetro e também incluir outros critérios, como prazo de entrega e condições de pagamento.
Esperamos que após todo esse conteúdo, você tenha compreendido que o preço não é o único fator importante na hora da avaliação de fornecedores. O prazo de entrega, por exemplo, é um dos mais decisivos quando o assunto é manter sua esteira produtiva o mais eficiente possível.
Nesse sentido, a Quimicolla é a fornecedora de adesivos industriais com atendimento mais ágil do mercado. Para saber mais sobre o nosso serviço, clique aqui e se cadastre.