BLOG

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.
Publicado em

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de avaliar qual deve ser o seu fornecedor de adesivos industriais e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Independentemente do ramo, a avaliação de fornecedores é uma das ações mais importantes para uma empresa. Afinal, ela tem grande impacto no negócio, sendo decisiva não apenas para a tomada de decisão, mas também para o bom funcionamento de processos internos.

Mas, apesar de ser um assunto tão importante, muitas empresas ainda têm dificuldade para realizar uma avaliação de fornecedores completa e eficaz. Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com tudo o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar um fornecedor

Qual é a importância de avaliar os fornecedores?

Antes de te contar quais são os critérios mais relevantes na hora da avaliação de fornecedores, precisamos ressaltar a importância dessa análise.

Pense em todos os processos internos que acontecem dentro da sua empresa. Agora imagine o que pode acontecer se o seu fornecedor de adesivos industriais atrasar a entrega ou se o produto não tiver a qualidade que você esperava.

Esses são apenas alguns exemplos do tipo de problema que pode ocorrer caso a sua empresa não realize uma avaliação de fornecedores.

Isso mostra a importância de uma relação transparente com os fornecedores, tendo em vista que eles são decisivos para garantir a eficiência da sua cadeia produtiva. Sendo assim, um fornecedor que atenda a todas as necessidades do seu negócio vai te ajudar a:

O que levar em consideração?

Para administrar da melhor forma possível a solicitação e compra de produtos, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Ray Carter, diretor da DPSS Consultants indica a utilização de 10 C’s para avaliar um fornecedor. São eles: 

Vale ressaltar que é difícil que um único fornecedor se destaque em todos esses itens. Por isso, cabe à sua empresa considerar quais são os fatores mais importantes, de acordo com as suas necessidades.

Métodos de avaliação

Finalmente, vamos te ensinar duas formas práticas de avaliação de fornecedores: por meio de questionários e de KPI’s.

Questionário

Uma forma simples de avaliar os fornecedores da sua empresa é criando um questionário e dando nota para cada um dos itens analisados. Os assuntos abordados devem estar de acordo com as necessidades da sua empresa. Alguns exemplos, são:

A partir das respostas para essas perguntas, você pode classificar as empresas.

Com esses dados, fica mais fácil avaliar o fornecedor e até mesmo criar um banco de dados. Dessa forma, é possível analisar as empresas a longo prazo, o que permite que você aproveite melhores oportunidades de negociação de preços e prazos.

KPI’s

KPI significa Key Performance Indicator, cuja tradução para o português é “indicadores de desempenho”. Esses indicadores podem te ajudar a verificar o desempenho operacional dos seus fornecedores em diferentes aspectos. Os mais utilizados são:

Ldi 4231 1

Qualidade

Os indicadores devem mostrar se a empresa cumpre ou não com os requisitos de qualidade, se o fornecedor possui garantia e se ele atende a todas as necessidades do cliente.

Por isso, prefira fornecedores que oferecem transparência aos seus clientes, como é o caso da Quimicolla. Contamos com um laboratório completo, onde o cliente pode mandar materiais para testar produtos e receber um relatório completo com a melhor solução de colagem.

Saiba mais em:

Ldi 4375 1

Pontualidade

Nem sempre as empresas valorizam esse indicador, mas ele é um dos mais importantes para garantir que os processos internos da sua companhia ocorram de forma eficiente.

Um dos diferenciais da Quimicolla, por exemplo, é justamente o compromisso com uma entrega rápida, sem processos burocráticos. Já que com isso, ajudamos o cliente a manter a cadeia produtiva funcionando de forma eficaz e no máximo de sua capacidade.

Confira como os produtos da Quimicolla chegam até a sua indústria em tempo recorde:

Ldi 4559 1

Atendimento

O atendimento ao cliente é um problema para muitas empresas e um dos pontos principais para garantir uma parceria duradoura.

Com esse indicador, sua empresa conseguirá dar prioridade para os fornecedores que possuem um bom atendimento ao cliente e que também oferecem suporte no pós-venda.

Pexels fauxels 3184465

Cotação

Além de todos os pontos acima, é claro que o preço também é importante. Afinal, as cotações dos seus fornecedores estão diretamente ligadas ao preço final do seu produto. Sendo assim, se o valor for atrativo, ele pode garantir um bom posicionamento da sua empresa no mercado.

Para realizar essa avaliação, é importante utilizar cerca de três cotações como parâmetro e também incluir outros critérios, como prazo de entrega e condições de pagamento.

Esperamos que após todo esse conteúdo, você tenha compreendido que o preço não é o único fator importante na hora da avaliação de fornecedores. O prazo de entrega, por exemplo, é um dos mais decisivos quando o assunto é manter sua esteira produtiva o mais eficiente possível.


Nesse sentido, a Quimicolla é a fornecedora de adesivos industriais com atendimento mais ágil do mercado. Para saber mais sobre o nosso serviço, clique aqui e se cadastre.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade