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Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de avaliar qual deve ser o seu fornecedor de adesivos industriais e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Independentemente do ramo, a avaliação de fornecedores é uma das ações mais importantes para uma empresa. Afinal, ela tem grande impacto no negócio, sendo decisiva não apenas para a tomada de decisão, mas também para o bom funcionamento de processos internos.

Mas, apesar de ser um assunto tão importante, muitas empresas ainda têm dificuldade para realizar uma avaliação de fornecedores completa e eficaz. Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com tudo o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar um fornecedor

Qual é a importância de avaliar os fornecedores?

Antes de te contar quais são os critérios mais relevantes na hora da avaliação de fornecedores, precisamos ressaltar a importância dessa análise.

Pense em todos os processos internos que acontecem dentro da sua empresa. Agora imagine o que pode acontecer se o seu fornecedor de adesivos industriais atrasar a entrega ou se o produto não tiver a qualidade que você esperava.

Esses são apenas alguns exemplos do tipo de problema que pode ocorrer caso a sua empresa não realize uma avaliação de fornecedores.

Isso mostra a importância de uma relação transparente com os fornecedores, tendo em vista que eles são decisivos para garantir a eficiência da sua cadeia produtiva. Sendo assim, um fornecedor que atenda a todas as necessidades do seu negócio vai te ajudar a:

Aumentar a produtividade da empresa;

Evitar problemas de todos os tipos, desde prazos, até questões ambientais;

Tomar decisões assertivas;

Criar estratégias condizentes com a realidade do negócio;

Finalizar remessas sem atrasos;

Solidificar a marca no mercado;

Garantir a satisfação do cliente final;

Impulsionar o crescimento da empresa.

O que levar em consideração?

Para administrar da melhor forma possível a solicitação e compra de produtos, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Ray Carter, diretor da DPSS Consultants indica a utilização de 10 C’s para avaliar um fornecedor. São eles: 

1# Competência:

Avaliar a competência do fornecedor vai além do quanto ele é bom para você. Vale a pena também fazer uma comparação com outros clientes dele. Mas, nesse caso, utilize empresas semelhantes à sua, para obter respostas mais condizentes com a sua realidade;

2# Capacidade:

Com o profissional responsável pelo atendimento, selecione a cola mais adequada para o processo de fabricação em que será utilizada;

3# Cultura:

As melhores parcerias comerciais envolvem empresas que possuem valores semelhantes. Por essa razão, é fundamental conhecer a missão e os valores do fornecedor para ter certeza de que ele tem os mesmos princípios que a sua empresa.

4# Compromisso:

O fornecedor consegue comprovar seu compromisso com os padrões de qualidade? Ele possui algum certificado? Esse fator é um diferencial importante a ser considerado.

5# Controle:

É importante saber se o fornecedor tem total controle dos processos e políticas internas da própria empresa. Pode até não parecer, mas essas questões podem facilmente afetar seu negócio.

6# Dinheiro (Cash):

Nesse ponto, estamos falando de solidez financeira. O fornecedor está bem estabelecido no mercado? Saber a resposta dessa pergunta é ainda mais importante se o fornecedor tem um alto nível de contribuição para o seu negócio.

7# Custo:

Apesar de ser sim fundamental para a tomada de decisões, o custo do produto não deve ser o principal fator-chave para a tomada de decisão. Se você busca por um fornecedor para uma relação longa e de confiança, o custo-benefício pode ser mais decisivo.

8# Consistência:

De que forma o fornecedor garante a qualidade de seus produtos de forma consistente e duradoura? É claro que é natural problemas ocorrerem, mas é a consistência que mantém o padrão elevado a longo prazo.

9# Limpeza (Cleaning):

Pensando em sustentabilidade, quais ações o fornecedor realiza para ele ser mais “limpo” para o meio ambiente e para a sociedade de maneira geral? Ele cumpre com as leis ambientais? Ele possui práticas sustentáveis?

10# Comunicação:

O último ponto talvez seja o mais prático. Aqui, você deve levar em consideração como ocorre a comunicação com o fornecedor. Quais canais são utilizados? O contato ocorre de forma rápida e sem ruídos?

Vale ressaltar que é difícil que um único fornecedor se destaque em todos esses itens. Por isso, cabe à sua empresa considerar quais são os fatores mais importantes, de acordo com as suas necessidades.

Métodos de avaliação

Finalmente, vamos te ensinar duas formas práticas de avaliação de fornecedores: por meio de questionários e de KPI’s.

Questionário

Uma forma simples de avaliar os fornecedores da sua empresa é criando um questionário e dando nota para cada um dos itens analisados. Os assuntos abordados devem estar de acordo com as necessidades da sua empresa. Alguns exemplos, são:

A partir das respostas para essas perguntas, você pode classificar as empresas.

Com esses dados, fica mais fácil avaliar o fornecedor e até mesmo criar um banco de dados. Dessa forma, é possível analisar as empresas a longo prazo, o que permite que você aproveite melhores oportunidades de negociação de preços e prazos.

KPI’s

KPI significa Key Performance Indicator, cuja tradução para o português é “indicadores de desempenho”. Esses indicadores podem te ajudar a verificar o desempenho operacional dos seus fornecedores em diferentes aspectos. Os mais utilizados são:

Qualidade

Os indicadores devem mostrar se a empresa cumpre ou não com os requisitos de qualidade, se o fornecedor possui garantia e se ele atende a todas as necessidades do cliente.

Por isso, prefira fornecedores que oferecem transparência aos seus clientes, como é o caso da Quimicolla. Contamos com um laboratório completo, onde o cliente pode mandar materiais para testar produtos e receber um relatório completo com a melhor solução de colagem.

Saiba mais em:

Como ocorre o teste de qualidade de colas e adesivos industriais?

Conheça o teste de qualidade de colas e adesivos industriais, seus benefícios e como é possível o cliente realizar o teste antes da compra.

Pontualidade

Nem sempre as empresas valorizam esse indicador, mas ele é um dos mais importantes para garantir que os processos internos da sua companhia ocorram de forma eficiente.

Um dos diferenciais da Quimicolla, por exemplo, é justamente o compromisso com uma entrega rápida, sem processos burocráticos. Já que com isso, ajudamos o cliente a manter a cadeia produtiva funcionando de forma eficaz e no máximo de sua capacidade.

Confira como os produtos da Quimicolla chegam até a sua indústria em tempo recorde:

Como o atendimento Quimicolla inovou em agilidade e eficiência nas entregas para a indústria

Atendimento

O atendimento ao cliente é um problema para muitas empresas e um dos pontos principais para garantir uma parceria duradoura.

Com esse indicador, sua empresa conseguirá dar prioridade para os fornecedores que possuem um bom atendimento ao cliente e que também oferecem suporte no pós-venda.

Cotação

Além de todos os pontos acima, é claro que o preço também é importante. Afinal, as cotações dos seus fornecedores estão diretamente ligadas ao preço final do seu produto. Sendo assim, se o valor for atrativo, ele pode garantir um bom posicionamento da sua empresa no mercado.

Para realizar essa avaliação, é importante utilizar cerca de três cotações como parâmetro e também incluir outros critérios, como prazo de entrega e condições de pagamento.

Esperamos que após todo esse conteúdo, você tenha compreendido que o preço não é o único fator importante na hora da avaliação de fornecedores. O prazo de entrega, por exemplo, é um dos mais decisivos quando o assunto é manter sua esteira produtiva o mais eficiente possível.


Nesse sentido, a Quimicolla é a fornecedora de adesivos industriais com atendimento mais ágil do mercado. Para saber mais sobre o nosso serviço, clique aqui e se cadastre.

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