BLOG

Entenda como funciona a fabricação de calçados

Publicado em

O que você acha que acontece com o sapato antes dele chegar na loja? Aqui você vai aprender todas as etapas da fabricação de calçados e vai entender que, apesar da tecnologia avançar a cada dia, as pessoas continuam sendo parte indispensável desse processo. 

Boa leitura!

Projeto e modelagem

Nem todas as etapas de fabricação acontecem literalmente dentro da fábrica de sapatos. O projeto, por exemplo, é uma fase marcada pela criatividade e pela busca de referências. É quando os profissionais desenham o formato do calçado e criam uma ficha técnica que vai para o setor de modelagem. Porém, ainda não está pronto para uma produção em larga escala.

Fabricação de calçados
Entenda como funciona a fabricação de calçados 3

Primeiro costuma ser criado um “esboço”, que transforma aquela ideia do desenho em um objeto real, 3D e mais próximo da realidade possível. Esse modelo passa por uma série de testes de uso, qualidade do material e avaliações técnicas. Depois, se necessário, alguns ajustes são feitos neste esboço e o processo segue com o pessoal do setor de almoxarifado.

Almoxarifado

Muito daquilo que conhecemos sobre como fabricar sapatos se deve aos esforços do setor de almoxarifado. Esses profissionais são responsáveis por separar e lidar manualmente com a disposição dos materiais necessários para produzir o produto. 

Destacamos aqui a importância de todo o processo, repare: sem a criação da ficha técnica que citamos no primeiro tópico, a separação de todos os materiais demoraria muito mais, e não estaria registrado como um guia de instruções para o setor de produção, que é a nossa próxima parada!

Produção

O processo de produção se divide em micro processos fundamentais para seu êxito como: 

  • Corte: Seja manual ou automatizado, a parte de corte é feita em todas as peças que o modelista separou no molde da fôrma, seguindo as medidas estipuladas. Feitos os cortes, eles são transferidos para a chanfração, onde recebem os devidos acabamentos mais delicados.
  • Pesponto: Nessa etapa, os profissionais efetuam dobraduras e colagens para que o material chegue até a costura “marcado”. É aqui onde as peças são unidas para formarem o cabedal – a parte de cima do calçado.
  • Montagem: Essa é a etapa em que o calçado toma sua forma propriamente dita. Depois do cabedal, todo o restante fica pronto. O processo de montagem é como um quebra-cabeças, onde palmilha, cabedal, solado e salto se unem e formam o modelo projetado. Por isso há a importância de escolher uma boa cola nesse processo para que todas as partes sejam coladas adequadamente formando o calçado que será comercializado. Ainda tem dúvidas de como escolher a cola para esse processo? Esta publicação completa sobre qual a melhor cola para colar sapato pode ajudar você.
  • Acabamento: Finalização de qualquer ponta solta ou descolada e alinhamento de todos os detalhes.
  • Finalização: Última etapa do processo de fabricação de calçados. É onde acontece a última revisão, que resulta num par lindo de sapatos novos, saindo pronto para área distribuição e posterior setor de vendas!

Leia também

O setor está a todo vapor!

Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o setor de fabricação de calçados deve crescer em até 2,1% ao longo do ano de 2023. A projeção está para mais de 865 milhões de pares produzidos. Para a Associação, diferentemente de 2022 onde o crescimento se deu pela exportação, neste ano ela deve se dar pelo consumo doméstico.

Fabrica de calçados
Entenda como funciona a fabricação de calçados 4

A Abicalçados aponta que, no primeiro trimestre de 2023 foram embarcados 38,44 milhões de pares ao exterior, o que gerou US$ 328,44 milhões. Os registros são 5,7% inferiores em volume e 2,4% superiores em valores em relação ao mesmo período do ano passado.

Quer continuar atualizado?

Acesse o blog da Quimicolla e fique por dentro dos conteúdos e melhores novidades do setor calçadista. Até a próxima!

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade