O que você acha que acontece com o sapato antes dele chegar na loja? Aqui você vai aprender todas as etapas da fabricação de calçados e vai entender que, apesar da tecnologia avançar a cada dia, as pessoas continuam sendo parte indispensável desse processo.
Boa leitura!
Projeto e modelagem
Nem todas as etapas de fabricação acontecem literalmente dentro da fábrica de sapatos. O projeto, por exemplo, é uma fase marcada pela criatividade e pela busca de referências. É quando os profissionais desenham o formato do calçado e criam uma ficha técnica que vai para o setor de modelagem. Porém, ainda não está pronto para uma produção em larga escala.
Primeiro costuma ser criado um “esboço”, que transforma aquela ideia do desenho em um objeto real, 3D e mais próximo da realidade possível. Esse modelo passa por uma série de testes de uso, qualidade do material e avaliações técnicas. Depois, se necessário, alguns ajustes são feitos neste esboço e o processo segue com o pessoal do setor de almoxarifado.
Almoxarifado
Muito daquilo que conhecemos sobre como fabricar sapatos se deve aos esforços do setor de almoxarifado. Esses profissionais são responsáveis por separar e lidar manualmente com a disposição dos materiais necessários para produzir o produto.
Destacamos aqui a importância de todo o processo, repare: sem a criação da ficha técnica que citamos no primeiro tópico, a separação de todos os materiais demoraria muito mais, e não estaria registrado como um guia de instruções para o setor de produção, que é a nossa próxima parada!
Produção
O processo de produção se divide em micro processos fundamentais para seu êxito como:
- Corte: Seja manual ou automatizado, a parte de corte é feita em todas as peças que o modelista separou no molde da fôrma, seguindo as medidas estipuladas. Feitos os cortes, eles são transferidos para a chanfração, onde recebem os devidos acabamentos mais delicados.
- Pesponto: Nessa etapa, os profissionais efetuam dobraduras e colagens para que o material chegue até a costura “marcado”. É aqui onde as peças são unidas para formarem o cabedal – a parte de cima do calçado.
- Montagem: Essa é a etapa em que o calçado toma sua forma propriamente dita. Depois do cabedal, todo o restante fica pronto. O processo de montagem é como um quebra-cabeças, onde palmilha, cabedal, solado e salto se unem e formam o modelo projetado. Por isso há a importância de escolher uma boa cola nesse processo para que todas as partes sejam coladas adequadamente formando o calçado que será comercializado. Ainda tem dúvidas de como escolher a cola para esse processo? Esta publicação completa sobre qual a melhor cola para colar sapato pode ajudar você.
- Acabamento: Finalização de qualquer ponta solta ou descolada e alinhamento de todos os detalhes.
- Finalização: Última etapa do processo de fabricação de calçados. É onde acontece a última revisão, que resulta num par lindo de sapatos novos, saindo pronto para área distribuição e posterior setor de vendas!
Leia também
- Como colar perfeitamente cabedal de tiras em rasteirinha
- Aprenda qual a melhor opção para colar solado de tênis de PVC ou TR em cabedal de couro
O setor está a todo vapor!
Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), o setor de fabricação de calçados deve crescer em até 2,1% ao longo do ano de 2023. A projeção está para mais de 865 milhões de pares produzidos. Para a Associação, diferentemente de 2022 onde o crescimento se deu pela exportação, neste ano ela deve se dar pelo consumo doméstico.
A Abicalçados aponta que, no primeiro trimestre de 2023 foram embarcados 38,44 milhões de pares ao exterior, o que gerou US$ 328,44 milhões. Os registros são 5,7% inferiores em volume e 2,4% superiores em valores em relação ao mesmo período do ano passado.
Quer continuar atualizado?
Acesse o blog da Quimicolla e fique por dentro dos conteúdos e melhores novidades do setor calçadista. Até a próxima!