BLOG

Aprenda qual a melhor opção para colar solado de tênis de PVC ou TR em cabedal de couro

Publicado em

A colagem é uma das etapas mais importantes no processo de fabricação de tênis. É essa etapa que garante a estruturação e acabamento de qualidade para o calçado. 

É comum pensarmos que no processo de colagem de calçados seja utilizado apenas um tipo de cola para unir todas as partes do produto. No entanto, esse pensamento está totalmente equivocado, pois o processo é bem mais complexo e envolve mais de um tipo de cola. 

Para desmistificar esse equívoco, iremos te ensinar como escolher a cola apropriada para colar solado de tênis e garantir que o seu calçado tenha o resultado desejado.

O que é solado PVC?

O PVC é um acrônimo para o policloreto de vinila, um tipo de polímero sintético de plástico obtido através da reação de polimerização de cloreto de vinila. 

No mercado existem dois tipos de PVC: o rígido, designado para aplicação na construção civil; e o flexível (plastificado), bastante utilizado na moda, como o solado de PVC.

O solado de PVC é o material mais utilizado no setor calçadista, isso por conta de todas as suas características e pelo custo-benefício proporcionado. Dentre o leque de vantagens desse material, destacamos:

– resistência;

– não tóxico;

– leveza;

– estabilidade;

– impermeabilidade. 

Qual a cola mais indicada para colar solado PVC em cabedal de couro?

A cola mais indicada é a cola à base de poliuretano (PU), pois apresenta excelente desempenho. É um material com alta resistência à hidrólise e ao calor, e são reativados entre 60° e 70°C. 

A cola PU pode ser de baixa, média ou alta viscosidade. A sua aplicação pode ser por pincel, máquina de rolo ou pistola. Essa cola é indicada para diversos tipos de colagens como: couro, sintéticos, enfeites, taloneira, virar tiras, montagem, cordas, ráfias etc.

Nossa referência para colar solado de tênis é a 2000 ST. Cabe lembrar que o solado de PVC deve ser lavado com o solvente LD 1200 antes de receber a cola 2000 ST.

O que é solado TR?

TR ou Thermoplastic Rubber (borracha termoplástica) é um polímero formado por três blocos: um bloco intermediário elastomérico de butadieno e dois blocos de termoplástico de estireno, sendo um em cada extremidade.

Por não se tratar de uma borracha natural, o composto TR é obtido através do processo de extrusão onde se adiciona de forma balanceada outros componentes, dentre eles: óleo plastificante, poliestireno, cargas minerais e aditivos.

Esse material também é muito utilizado no setor calçadista para a fabricação de solado de calçados por causa da sua facilidade de fusão . Dentre todos os seus benefícios, destacamos os seguintes:

– densidade;

– dureza;

– abrasão;

– fluidez;

– translucidez;

– elasticidade.

Além disso, o composto TR é um material muito maleável e altamente moldável quando exposto a altas temperaturas.

Qual a cola mais indicada para colar solado TR em cabedal de couro?

A cola mais indicada para colar solado TR é a cola à base de poliuretano (PU), pois apresenta excelente desempenho. É um material com alta resistência à hidrólise e ao calor, e são reativados entre 60° e 70°C. 

A cola PU pode ser de baixa, média ou alta viscosidade. A sua aplicação pode ser por pincel, máquina de rolo ou pistola. Essa cola é indicada para diversos tipos de colagens como: couro, sintéticos, enfeites, taloneira, virar tiras, montagem, cordas, ráfias etc.

Nossa referência para colar solado de tênis é a 2000 ST. Cabe lembrar que o solado de TR deve ser lavado primeiramente com o solvente LD 1200, halogenado com o halogen HG BI AC, só depois deve-se aplicar a cola 2000 ST.

Como colar solado PVC ou TR em cabedal de couro?

Como colar solado pvc ou tr em cabedal de couro
Aprenda qual a melhor opção para colar solado de tênis de pvc ou tr em cabedal de couro 3

Saber qual cola escolher para colar solado de tênis é um passo muito importante para o processo de colagem. Entretanto, saber como utilizá-la adequadamente é fundamental para que o processo seja feito de forma eficiente. 

Pensando nos profissionais que trabalham diretamente com a colagem de solado de tênis, trouxemos algumas dicas de preparação dos substratos a serem colados. Veja!

Sola  de PVC

– Lavar com solvente LD 1200; 

– Esperar a secagem de 5 minutos;

 – Aplicar a cola 2000 ST.

Sola de TR

– Lavar com solvente LD 1200;

– Esperar a secagem de 5 minutos;

– Aplicar o halogenante HG BI AC;

– Aguardar a secagem de 10 minutos;

– Aplicar a cola 2000 ST.

Cabedal em couro

– Realizar asperação mecânica no couro em toda área de colagem com lixa grão 36;

– Aplicar a cola base PVC ST;

– Aguardar a secagem de 8 minutos;

– Aplicar a cola 2000 ST.    

Quais cuidados tomar após a colagem de cabedal em solado de PVC ou TR?

Como colar solado pvc tr
Aprenda qual a melhor opção para colar solado de tênis de pvc ou tr em cabedal de couro 4

O processo de colagem é bem complexo e precisa de atenção máxima para não errar em cada etapa. Porém, após a colagem, é preciso também ter cuidados para que os materiais não venham a descolar ou mover-se de lugar. Por isso, recomendamos que seja respeitado o tempo de cristalização da cola, que são de 72 horas a 120 horas após a colagem, e seguir corretamente as instruções do fabricante no que se refere a conservação do calçado.

Sabendo de tudo isso, fica mais fácil compreender como se dá o processo de colagem de solado PVC ou TR em cabedal de couro de tênis. O mais importante é saber o time certo de cada etapa na hora de colar cada parte para garantir uma colagem mais segura.

Acesse o nosso blog para saber mais sobre como colar calçados ou qualquer outro assunto relacionado ao setor calçadista. E se você quer ter um maior rendimento da sua cola, basta baixar a nossa calculadora

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade