BLOG

Como colar perfeitamente cabedal de tiras em rasteirinha

Publicado em

Quem deseja crescer profissionalmente no setor calçadista precisa entender os métodos e processos que envolvem a fabricação de calçados.

É importante saber que a colagem de um calçado fechado, tipo tênis, difere em vários aspectos do processo de fabricação de uma rasteirinha de tiras, por exemplo.

Cada etapa do processo de fabricação de um calçado demanda um tipo de produto específico. Uma etapa bastante importante da produção de uma rasteirinha é a fixação do cabedal no solado. A utilização da cola errada pode colocar todo o trabalho a perder. Por isso, para evitar o desperdício de material, preparamos este conteúdo para você aprender a colar cabedal de tiras em rasteirinha perfeitamente. Confira!

O que é uma rasteirinha?

A rasteirinha é um tipo de calçado que faz parte do universo feminino, se destaca pela ausência de salto, característica essa que faz com que ela seja uma opção bastante requisitada pelas mulheres, pois une versatilidade e conforto.

Na fabricação de rasteirinha são utilizados vários tipos de materiais como couro, camurça, correntes, pedrarias, etc. O seu design varia entre aberto ou fechado. Os modelos abertos deixam os pés à mostra, podendo ser em formato de Y ou com tiras, contendo ou não fechamento na parte de trás.

Já os modelos fechados cobrem parcialmente os pés, visto que há um emprego maior de revestimento na parte da frente do calçado.

Quais partes compõem uma rasteirinha?

Muitas pessoas que estão iniciando o seu ateliê de calçados precisam saber quais são as partes que compõem uma rasteirinha de tiras. Isso é fundamental porque evita o desperdício de material e economiza tempo.

Abaixo trouxemos todas as partes que dão forma às rasteirinhas.

1 Solado – é o conjunto de peças que dá forma à estrutura inferior da rasteirinha, ou seja, é a parte que fica entre o pé e o solo. Ele é formado pela:

1.1 Sola – parte que fica em contato direto com o chão.

1.2 Vira – tira estreita feita do mesmo material da sola, colada ou costurada em volta da rasteirinha.

2 Cabedal – é toda a estrutura de cima da rasteirinha. Pode ser formado pela junção de vários materiais como couro conectado por correntes e pedrarias, ou tiras trançadas. Essa parte é formada por:

2.1 Gáspea – é a parte frontal do cabedal da rasteirinha.

2.2 Traseiro do cabedal – essa parte é específica de modelos que possuem fechamento na parte de trás. 

E agora, como colar cabedal de tiras em rasteirinha?

Como vimos, a produção de rasteirinha de tiras compreende várias etapas. A primeira é entender quais as peças fazem parte da confecção do calçado; a segunda é escolher a cola apropriada para os materiais que serão colados; e, a terceira é o passo a passo de como fazer esse processo.

Qual cola usar na colagem de cabedal de tiras em rasteirinhas?

Como colar cabedal de tiras
Como colar perfeitamente cabedal de tiras em rasteirinha 2

A cola mais indicada é a cola à base de poliuretano (PU), material que apresenta excelente desempenho na colagem de tiras em rasteirinhas. Essa cola apresenta alta resistência à hidrólise e ao calor, sendo reativada entre 65° e 70°C. Da nossa linha Quimifix, indicamos a cola 2000 ST para colar cabedal de tiras.

De fácil aplicação, a cola à base de PU é indicada para diversos tipos de colagens como: couro, sintéticos, enfeites, taloneira, virar tiras, montagem, cordas, ráfias etc.

Passo a passo de como colar cabedal de tiras

– Reúna todos os materiais necessários para o processo;

– Caso o material seja couro, realize o processo de asperação em toda área a ser colada;

– Aplique a cola PVC BASE ST;

– Aguarde o processo de secagem de 8 minutos;

– Aplique a cola 2000ST;

– Aguarde novamente o processo de secagem de 8 minutos, caso tenha vento norte, o tempo de secagem diminui;

– Reative a temperatura entre 60 – 70°C; 

– Por fim, una as peças a serem coladas. 

Quais cuidados devo ter após a colagem?

Alguns aspectos devem ser respeitados para que a colagem das tiras da rasteirinha seja um sucesso. Por exemplo, respeitar o tempo de cristalização da cola, que são 72 horas a 120 horas após a colagem, isso é fundamental para que o cabedal seja perfeitamente fixado à sola do calçado. 

Outro ponto que merece atenção, e por vezes é negligenciado pelos profissionais do ramo, é respeitar as instruções contidas no manual do fabricante relacionadas à conservação adequada do calçado.

A colagem de qualquer tipo de calçado, seja ele um tênis ou uma rasteirinha de tiras, é um processo complexo que requer a atenção do operador para cada detalhe. Ter materiais de qualidade ajuda para que o procedimento seja o mais perfeito possível. Aproveite todas as dicas que nós da Quimicolla disponibilizamos em nosso blog
Além de todos os ricos materiais direcionados ao setor calçadista, disponibilizamos e-books para você dar um up no seu ateliê de calçados, como a calculadora de rendimento, que te ajuda a calcular com precisão a quantidade de cola para cada tipo de calçado, inclusive as rasteirinhas de tiras.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade