BLOG

Qual a melhor cola para colar sapato?

Publicado em

A produção de calçados é bastante complexa e necessita de muita atenção e de um profissional bem preparado para lidar com todos os desafios do processo, dentre eles, a cola ideal para o tipo de calçado. 

Responsável por unir todas as partes e por estruturar o calçado, a cola para colar sapato surge como o item principal de todo o processo de produção. Ela representa apenas 1% de todo o custo de fabricação do calçado, mas o seu papel é tão importante que a escolha errada inviabiliza toda a produção.

Você sabe dizer qual a melhor cola para colar sapato? Descubra neste conteúdo qual cola usar em cada etapa do processo de fabricação do seu calçado e não erre mais na escolha deste produto.

Cola para colar sapato: Qual escolher?

Alguns fatores devem ser considerados na hora de escolher a melhor cola para colar sapato, dentre eles os mais importantes são determinar o:

  • tipo de calçado;
  • uso do produto.

Para definirmos qual cola deve ser usada na colagem do sapato, é preciso entendermos o processo de produção do calçado que é dividido em três etapas: 

1) preparação dos materiais; 

2) colagem;

3) finalização. 

Assim como há uma cola específica para cada etapa do processo de montagem do sapato, também existe uma cola ideal para cada tipo de material. Por isso chamamos a atenção de todos os profissionais do setor calçadista para a escolha certa da cola para colar sapato.

Etapa 1 – Preparação dos materiais

A preparação dos materiais é o início da fabricação de calçados. É nessa etapa que o profissional fará a limpeza dos substratos, que pode ser por asperação química, através da utilização de um pano branco com solvente indicado para o substrato, ou asperação mecânica (lixação), visando melhorar a aderência entre os materiais.

Os produtos recomendados para esse momento da produção do sapato incluem solvente, halogenante, reticulante, limpador e a cola de preparação, podendo ser adesivos de PU, TR e CR.

ProdutoIndicação de colagemResistência de colagemAplicaçãoOutras características
Adesivo Quimifort 840Cabedais, dublagem de sintéticos e couros.ExcelentePincelFamília Quimifort
Adesivo Quimifix 1020 SRDublagens simples: sintético, espuma e tecido.Muito boaPistolaServe também como base em materiais porosos.Família Quimifix
Halogenante Quimisolv HG BI MAXPara borrachasem geral.Não aplicaPincel(sem metal)FamíliaQuimisolv
Quimifort SP 450 Preparação de cabedais e dublagem de sintéticos e couroÓtimaPistolaFamilia Quimifort
Limpador Quimisolv L501Limpeza de solas PU e borrachas, matrizes de injeção.Limpador líquido para preparar superfície.Pano BrancoFamília Quimisolv
Reticulante Quimisolv R 501Melhorar a resistência final de colagem, temperatura e hidrólise.Produto adicionado em primer ou adesivo para melhorar seu desempenho.Misturar ao adesivoFamília Quimisolv

Etapa 2 – Colagem

Após a preparação dos materiais, é o momento de começar o processo de colagem. Nessa etapa, a escolha certa da cola para colar sapato é fundamental para garantir o sucesso de todo o processo. 
Para colar solado e cabedal, geralmente, indicamos o uso da cola PU, sendo assim trouxemos um quadro com os tipos de cola para colar sapato, veja.

ProdutoIndicação de colagemResistência de colagemAplicaçãoOutras características
Adesivo Quimieco 6000Montagem de cabedais e colagem final de cabedal cabedal x sola.ExcelenteEsponja ou pincelAdesivo de PU à base de água com reativação.Família Quimieco
Adesivo Quimifix PU 1001Para montar e solar.Muito boaPincelFamília Quimifix
Adesivo Quimifix PU AcabamentoAcabamento final do sapato e em forrações com corda.BoaPincel e máquinaFamilia Quimifix
Adesivo Quimifix PVC Base ST PremiumBase para materiais porosos.BoaPincelResistente ao amarelamento; sem tolueno.Família Quimifix
Adesivo Quimihot 200Montagem de bico, fechamento de enfranque.ExcelenteMáquinaFamília Quimihot

Etapa 3 – Finalização

Essa é a última etapa do processo de fabricação de sapato. Se você chegou até aqui, entendemos que as outras etapas foram concluídas com êxito. Nessa etapa é o momento de dar aquele toque final no calçado, ou seja a limpeza, por isso, trouxemos o quadro abaixo com os tipos de solventes utilizados nessa etapa.

ProdutoIndicação de colagemResistência de colagemAplicaçãoOutras características
QUIMSOLV LD 80limpeza geral e final do calçado antes de ir para a conferência e embalagem.Não aplicaPano brancoFamilia Quimisolv
Quimisolv LimpadorIndicado para a limpeza final de cabedais antes de ir para a conferência e embalagem, não agride o material.Não aplica Pano branco Família Quimisolv

Como podemos perceber, não existe apenas um tipo de cola para colar sapato. O processo de fabricação de calçados é bem complexo e envolve vários processos dentro das três etapas de acordo com os substratos a serem colados, cada uma com sua devida importância na construção do sapato. O sucesso da colagem do calçado depende também do profissional. Ele é o responsável pela escolha e preparação dos materiais utilizados na produção do calçado. 

Para produzir calçados com qualidade, a melhor escolha é utilizar a linha de colas da Quimicolla. Oferecemos garantia em todos os nossos produtos, com intuito de oferecer a você mais segurança e confiança na fabricação dos seus calçados. 

Quer saber como adquirir cola para colar sapato? Entre em contato conosco que a nossa equipe técnica irá te auxiliar na sua escolha, te indicando a opção mais adequada para o material que será colado. 
Quimicolla, fazendo mais pelo seu negócio.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade