eficiência industrial

8 ações para aumentar sua eficiência industrial

Descubra formas práticas de melhorar o desempenho da sua fábrica, aumentar a produtividade da equipe e alcançar a eficiência industrial.

Se tem algo que todos os gestores de empresas têm em comum é a meta de aumentar a eficiência industrial. O começo do ano é o momento perfeito para fazer uma reavaliação de tudo o que está sendo realizado na fábrica — e o que pode ser melhorado.

Se você também deseja melhorar a performance da sua empresa em 2022, garantindo maior produtividade, lucro e, consequentemente, um crescimento exponencial, está no lugar certo. A seguir, vamos te dar dicas práticas de como aumentar sua eficiência industrial em toda a cadeia produtiva.

O que é eficiência industrial?

Antes de falar sobre as 8 ações que podem ajudar sua fábrica a aumentar a eficiência industrial, primeiro é preciso falar sobre o que esse termo significa. De maneira resumida, a eficiência industrial mostra quão bem a fábrica está operando.

Ou seja: ela traduz a preocupação com a otimização dos processos internos, levando em consideração tudo o que a empresa faz, desde a produção, até a divulgação e as vendas.

Sendo assim, seu foco principal é a qualidade e a produtividade.

Vale ressaltar que inúmeros fatores podem contribuir para esse aumento da eficiência industrial. Por essa razão, as empresas podem identificar vários pontos da cadeia produtiva que precisam de melhorias para alcançar o melhor desempenho.

Apesar de parecer um trabalho um pouco complicado, a verdade é que quando essas mudanças são realizadas com comprometimento, organização e uma dose de criatividade, tudo é possível.

O que é preciso fazer para aumentar a eficiência industrial?

1. Tenha um planejamento estratégico

Um bom planejamento é um dos pilares de toda empresa.

Afinal, é a partir dele que você terá o direcionamento correto para alcançar seus objetivos. Isso acontece porque o planejamento estratégico oferece uma análise ampla da fábrica, levando em consideração o funcionamento de cada um dos setores.

Nesse momento, você pode estar se perguntando: o que não pode faltar em um bom planejamento? Os pontos mais importantes, são:

Sendo assim, podemos dizer que além de servir como um guia, o planejamento também deve revelar se há algo atrapalhando a produtividade da fábrica.

Vale lembrar que, para que ele se mantenha efetivo, ele deve ser reanalisado de tempos em tempos.

2. Faça um planejamento financeiro

Após a finalização do planejamento estratégico, está na hora de fazer também um planejamento financeiro.

Afinal, ele é a melhor maneira de garantir que a sua fábrica esteja financeiramente preparada para investir em ações e projetos que possam melhorar sua eficiência industrial.

Nesse momento, seu foco não deve ser a quantia a ser investida, mas sim o custo-benefício que o investimento trará. Até porque, quando a eficiência industrial é alcançada, ela traz inúmeros benefícios, como:

3. Esteja atento ao ambiente de trabalho

Aqui, o foco são principalmente as condições ergométricas. Você sabia que elas estão entre os fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores? E não é difícil compreender o motivo.

Afinal, é situações de desconforto podem prejudicar o bem-estar do funcionário a tal ponto que ele pode ser impedido de realizar suas funções.

Por esse motivo, é preciso estar atento a alguns pontos. Dentre os mais relevantes para as fábricas, se destacam:

Iluminação adequada:

Os efeitos de uma iluminação ruim são diversos. Além de fazer com que os trabalhadores tenham que forçar a visão para enxergar, a falta de luz adequada ainda pode atrapalhar a concentração, causar ofuscamento e provocar acidentes.

Ventilação adequada:

O calor é um problema bastante comum em fábricas, especialmente devido ao aumento de temperatura causado pelas máquinas. Uma má ventilação também pode ser prejudicial para a saúde dos colaboradores, resultando até em doenças respiratórias.

Isolamento acústico:

O excesso de ruídos também é um fator a ser considerado no ambiente de trabalho. Afinal, espaços com muito barulho podem aumentar o estresse, fazer com que a equipe fique agitada, prejudicar a audição e muito mais.

Além dos pontos citados acima, não podemos deixar de ressaltar a importância dos EPIs. Obrigatórios, eles garantem a segurança dos funcionários e devem ser adequados ao tipo de atividade realizada na fábrica.

Dica de leitura:

Segurança na colagem: como prevenir acidentes de trabalho

4. Crie metas produtivas

As metas têm uma função essencial dentro de qualquer empresa: garantir o foco na produção. Quando uma fábrica trabalha com metas assertivas, ela consegue manter a organização e o controle de tudo o que é realizado dentro da empresa.

Na hora de determinar as metas, leve em consideração as épocas do ano com maior saída produtiva e também o tipo de produção da fábrica.

eficiência industrial planejamento

Além disso, é importante fazer metas grandes, focadas em longos períodos, como metas anuais, semestrais e mensais. A partir disso, divida essas metas em objetivos menores, com tudo o que deve ser realizado nas semanas e dias.

5. Invista em capacitação

Quando a ideia é aumentar a produtividade da empresa, uma das coisas mais importantes a ser realizada é investir na capacitação da equipe. Afinal, promover treinamentos frequentes mantém os colaboradores sempre alinhados com as principais práticas de excelência industrial.

Nesse sentido, sua fábrica pode investir na capacitação de diferentes aprendizados, como:

Novas tecnologias e equipamentos,

para que seja possível usufruir ao máximo de cada ferramenta.

Procedimentos de segurança,

fundamentais para evitar acidentes, afastamentos e pausas na produção.

Comportamentais,

para manter a equipe sempre motivada e garantir um bom ambiente organizacional.

6. Use recursos de forma consciente

A preocupação com o impacto das fábricas no meio ambiente é pauta cada vez mais presente no setor industrial. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em práticas para reduzir esse impacto negativo e preservar os recursos naturais.

Dentre os que demandam maior atenção estão a água e a energia. O uso consciente desses recursos não apenas fazem com que a empresa esteja alinhada com práticas sustentáveis, como também pode ajudar a reduzir gastos desnecessários.

Para que isso seja possível, a sua empresa pode:

Dica de leitura:

Sustentabilidade no sistema industrial – Compromisso da Quimicolla

7. Invista em tecnologia

Há algum tempo, a tecnologia já se mostra um recurso fundamental para facilitar atividades do dia a dia. E uma empresa que conta com as ferramentas certas também pode aumentar sua eficiência industrial por meio da tecnologia.  

Ao investir em ferramentas e softwares que promovem a automação das ações cotidianas, é possível economizar tempo, detectar problemas no fluxo de trabalho e eliminar erros. Oferecendo vantagens para todos os setores da fábrica, as soluções mais indicadas, são: 

8. Avalie os fornecedores

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a avaliação dos fornecedores. Esse também é um ponto crucial quando o assunto é a eficiência industrial, afinal escolher os parceiros comerciais têm grande impacto no negócio.

Para compreender sua importância, basta listar todos os processos da sua fábrica e pensar em quantos deles dependem dos fornecedores. Agora imagine se o seu fornecedor atrasa a entrega ou se o produto não tem a qualidade esperada.

Isso certamente resultará em:

Esses são apenas alguns dos problemas que a escolha errada dos fornecedores pode causar para a sua fábrica. Mas, como evitar isso? Nesse texto, nós explicamos tudo o que é preciso levar em consideração na hora de fazer a avaliação dos fornecedores:

Dica de leitura:

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

 Já podemos adiantar que a qualidade e a agilidade são alguns dos principais pontos a serem avaliados. E esses são dois pontos fortes da Quimicolla.

Com a entrega mais rápida do setor, a empresa ainda garante a mais alta qualidade em todos os seus produtos. Prova disso são os testes realizados em cada adesivo, que atestam o certificado do Sistema de Qualidade ISO 9001:2015.

Mas isso não é tudo! A agilidade e a eficiência também estão presentes em cada uma das práticas internas da Quimicolla. Elas se mostram evidentes desde o primeiro atendimento ao cliente, até a entrega do produto em seu destino final.

Todo esse cuidado com a excelência cria um relacionamento de parceria com os clientes, ajudando-os a obter a melhor qualidade em seus produtos e uma maior eficiência industrial.

atendimento quimicolla

Quer saber mais sobre a Quimicolla? Fale com um consultor ou clique aqui e explore nossos conteúdos.

Solicite uma amostra gratuita!

Descubra quais adesivos em nosso catálogo são ideais para a sua indústria!

Blog Quimicolla

Conteúdo atualizado e informativo sobre o mercado industrial brasileiro
+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO