Confira 5 dicas que devem ser adotadas para garantir a segurança na colagem em sua linha de produção!
[tb-dynamic-container provider=” source=” field=” removeDeadLinkTarget=”true”][/tb-dynamic-container]O cumprimento das rotinas de segurança do trabalho é unanimidade em todos os setores industriais. Isso porque seus ambientes possuem alto risco de acidentes, sejam eles físicos, ergonômicos, químicos ou biológicos.
Por esse motivo, não existe segurança excessiva. Afinal, a integridade física do profissional é o bem mais importante a ser preservado.
Até mesmo processos que parecem ser inofensivos, como é a colagem, podem ocasionar acidentes. Neste post, veremos o que as Normas Regulamentadoras (NRs) dizem sobre segurança na colagem industrial.
Normas Regulamentadoras de segurança na colagem para a indústria
Atividades industriais de cada segmento seguem NRs específicas, de acordo com o processo de fabricação. No entanto, há normas gerais recomendadas para serem seguidas nos processos de colagem. Veja alguns exemplos:
NR-06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
NR-09 – AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
NR-18 – CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
NR-33 – SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS
5 Dicas para garantir a segurança na colagem
Considerando todos os aspectos legais que devem ser seguidos pela empresa, siga estas 5 dicas para que a segurança na colagem esteja sempre em dia:
1. Realize treinamentos:
Capacitação constante dos profissionais será o caminho mais eficaz para uma colagem segura, sem desperdício e sem descolagem.
2. Fiscalize:
Acompanhe se os processos estão sendo realizados conforme as regras, se os EPIs estão sendo utilizados corretamente e se todos os cuidados estão sendo tomados.
3. Realize manutenção preventiva predial e dos equipamentos:
Falhas nos equipamentos e problemas de estrutura física são consideradas condições de risco, pois podem provocar acidentes. Colocar manutenções simples em sua rotina é a solução mais eficaz.
4. Faça exames e consultas periódicas:
Seguindo as determinações da legislação, siga à risca o calendário de consultas e exames periódicos dos profissionais. Assim, é possível detectar algum tipo de problema de saúde ou reação que podem ser controladas ou tratadas antes que virem uma doença de trabalho.
5. Dê preferência por produtos ecológicos, não inflamáveis:
Dê preferência à adesivos não-inflamáveis, que garantem maior segurança para colaboradores e clientes. Para alguns tipos de colagem, é possível optar por adesivos à base d’água, como os da família Quimieco da Quimicolla.
Não se esqueça dessas orientações! Baixe a Cheklist da Quimicolla e tenha sempre por perto tudo que você precisa saber para garantir a segurança de seus colaboradores no processo de colagem:
Adesivos Quimicolla ajudam a garantir a segurança do profissional
Os adesivos Quimicolla são desenvolvidos seguindo todos os protocolos de segurança. Logo, nossos clientes utilizam produtos de qualidade e adequados para o manuseio seguro na linha de montagem ou fabricação.
Por isso, a empresa recebeu a certificação ISO de Qualidade. Essa conquista representa confiabilidade e responsabilidade, atestando que sua colagem é realizada de acordo com todas as normas de segurança.
Outra vantagem oferecida pela Quimicolla é o laboratório de testes. Aqui, você pode conhecer melhor o produto antes de utilizá-lo em larga escala na linha de produção. Agende sua visita!
A Quimicolla conta com adesivos e solventes de diferentes composições, para atender a sua necessidade de colagem industrial. Para conhecer nosso catálogo de produtos, clique aqui: