BLOG

Segurança na colagem: como prevenir acidentes de trabalho

Para garantir aos profissionais segurança na colagem, é necessário seguir as exigências das NRs voltadas à indústria.
Publicado em

Confira 5 dicas que devem ser adotadas para garantir a segurança na colagem em sua linha de produção!

[tb-dynamic-container provider=” source=” field=” removeDeadLinkTarget=”true”]
Segurança na colagem quimicolla
Segurança na colagem: como prevenir acidentes de trabalho 7
[/tb-dynamic-container]

O cumprimento das rotinas de segurança do trabalho é unanimidade em todos os setores industriais. Isso porque seus ambientes possuem alto risco de acidentes, sejam eles físicos, ergonômicos, químicos ou biológicos.  

Por esse motivo, não existe segurança excessiva. Afinal, a integridade física do profissional é o bem mais importante a ser preservado.  

Até mesmo processos que parecem ser inofensivos, como é a colagem, podem ocasionar acidentes. Neste post, veremos o que as Normas Regulamentadoras (NRs) dizem sobre segurança na colagem industrial.

Normas Regulamentadoras de segurança na colagem para a indústria 

Atividades industriais de cada segmento seguem NRs específicas, de acordo com o processo de fabricação. No entanto, há normas gerais recomendadas para serem seguidas nos processos de colagem. Veja alguns exemplos:

NR-06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

NR-09 – AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

NR-18 – CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

NR-33 – SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

5 Dicas para garantir a segurança na colagem

Considerando todos os aspectos legais que devem ser seguidos pela empresa, siga estas 5 dicas para que a segurança na colagem esteja sempre em dia:    

Co working space architecture plan map blueprint design concept 1

1. Realize treinamentos:

Capacitação constante dos profissionais será o caminho mais eficaz para uma colagem segura, sem desperdício e sem descolagem.

Quality control qc engineer monitoring and checking machine system in manufacturing factory 1

2. Fiscalize:

Acompanhe se os processos estão sendo realizados conforme as regras, se os EPIs estão sendo utilizados corretamente e se todos os cuidados estão sendo tomados.

Factory workers in work wear and yellow helmets walking through industrial production hall and discussing about organization 1 1

3. Realize manutenção preventiva predial e dos equipamentos:

Falhas nos equipamentos e problemas de estrutura física são consideradas condições de risco, pois podem provocar acidentes. Colocar manutenções simples em sua rotina é a solução mais eficaz. 

Handsome business man engineer in hard hat in a building 1

4. Faça exames e consultas periódicas:

Seguindo as determinações da legislação, siga à risca o calendário de consultas e exames periódicos dos profissionais. Assim, é possível detectar algum tipo de problema de saúde ou reação que podem ser controladas ou tratadas antes que virem uma doença de trabalho. 

Ldi 4231 1

5. Dê preferência por produtos ecológicos, não inflamáveis:

Dê preferência à adesivos não-inflamáveis, que garantem maior segurança para colaboradores e clientes. Para alguns tipos de colagem, é possível optar por adesivos à base d’água, como os da família Quimieco da Quimicolla

Não se esqueça dessas orientações! Baixe a Cheklist da Quimicolla e tenha sempre por perto tudo que você precisa saber para garantir a segurança de seus colaboradores no processo de colagem:

Adesivos Quimicolla ajudam a garantir a segurança do profissional 

Os adesivos Quimicolla são desenvolvidos seguindo todos os protocolos de segurança. Logo, nossos clientes utilizam produtos de qualidade e adequados para o manuseio seguro na linha de montagem ou fabricação.

Por isso, a empresa recebeu a certificação ISO de Qualidade. Essa conquista representa confiabilidade e responsabilidade, atestando que sua colagem é realizada de acordo com todas as normas de segurança. 

Outra vantagem oferecida pela Quimicolla é o laboratório de testes. Aqui, você pode conhecer melhor o produto antes de utilizá-lo em larga escala na linha de produção. Agende sua visita!

A Quimicolla conta com adesivos e solventes de diferentes composições, para atender a sua necessidade de colagem industrial. Para conhecer nosso catálogo de produtos, clique aqui:

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade