Entre os dias 24 e 27 de agosto, cerca de 150 marcas brasileiras de calçados participaram da campanha “Um sapato pelo Brasil”. Criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), ela também foi aderida por outras empresas de meio, fundamentais para o funcionamento do setor, como fábricas de solado, palmilha, tecido e adesivo. Além dessas, a ação recebeu o apoio de sindicatos, lojistas e entidades do ramo. A campanha inédita teve o objetivo de valorizar a indústria calçadista como um todo, mostrando sua importância para a sociedade. Mas os resultados foram além do esperado, já que a ação também estimulou a união e a colaboração entre as empresas do segmento, trazendo mais visibilidade para o setor.
A campanha foi totalmente online e contou com quatro dias de publicações sincronizadas nas principais redes sociais das marcas participantes. Cada dia tinha uma proposta diferente, sendo que no dia 27, foi divulgado um voucher com desconto coletivo de até 20% nos produtos das marcas participantes, válido até 31 de agosto.
Qual é a importância da indústria calçadista no Brasil?
O Brasil é o 4º maior produtor de calçados no mundo e, só no ano passado, foram feitos cerca de 908 milhões de pares de sapatos por marcas nacionais. O resultado disso é uma forte movimentação da economia e a geração de empregos. Somente em 2019, a indústria calçadista gerou 270 mil empregos, que passam por todos os setores, desde os fornecedores de materiais fundamentais para a elaboração do produto, até a sua distribuição. Para se ter uma ideia, antes de chegar até o consumidor, um calçado passa por cerca de 100 pessoas.
A divulgação desses dados é fundamental para mostrar aos consumidores o impacto que as suas compras causam na economia, já que consumir um calçado produzido no Brasil resulta na geração de empregos e renda, influenciando positivamente no desenvolvimento do país. Inclusive, para reforçar esse ponto, as empresas do setor aproveitaram para mostrar o trabalho por trás da criação de um calçado e contar as histórias de diferentes pessoas que atuam no segmento.
Sobre a campanha
A campanha “Um sapato pelo Brasil” contou com publicações nas contas das redes sociais de mais de 150 marcas de calçados brasileiras, sem falar nas demais empresas que também fazem parte do setor. Confira a seguir como a ação ocorreu:
- 24/08: A campanha começou no dia 24 de agosto, às 10h, quando todas as empresas participantes trocaram as fotos dos seus perfis no Facebook, Instagram e Linkedin, para colocar a logo da ação “Um sapato pelo Brasil”. Mais tarde, elas publicaram nos feeds e stories do Facebook e Instagram, sequências de posts que explicavam a ação. No Linkedin, foram disponibilizados PDF’s que também tratavam sobre o assunto.
- 25/08: As marcas e fábricas foram incentivadas a tirar fotos de até 3 funcionários e publicá-las nas três redes, contando suas histórias com os calçados e como suas vidas foram influenciadas por eles.
- 26/08: A campanha também alcançou alguns influenciadores das redes sociais. As empresas foram aconselhadas a apresentar a ação para influencers com os quais já tinham parceria firmada, propondo a produção de conteúdos dos mesmos, que seriam compartilhados pela marca. Caso contrário, poderiam publicar um depoimento, em formato de vídeo, do dono, empresário e/ou colaboradores, falando sobre a indústria e o movimento.
- 27/08: Divulgação de um voucher de 20% de desconto, válido para lojas, ecommerce e franquias. Ele foi divulgado nos perfis do Instagram, Facebook e também disparado pelo email marketing das empresas participantes.
Quais foram os resultados obtidos?
Além do espírito colaborativo criado entre as empresas, a ação apresentou resultados expressivos com relação às publicações nas redes sociais. O relatório final mostrou que a campanha alcançou:
- Mais de 3,5 milhões de usuários das redes;
- Mais de 4 milhões de impressões;
- Cerca de 325 mil curtidas;
- Aproximadamente 11 mil comentários.
A campanha foi considerada um sucesso, não apenas pelos resultados obtidos nas redes sociais, mas principalmente pela união das empresas do setor. Ela provou que pequenas ações conjuntas podem obter grandes resultados e ajudar, especificamente nesse caso, a impulsionar as vendas que sofreram forte impacto devido a pandemia do coronavírus. Lembrando que se a comercialização dos sapatos aumenta, outras companhias do setor também são atingidas de maneira positiva, especialmente as fornecedoras de itens essenciais para a confecção dos calçados.
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