BLOG

Saiba como utilizar e regular pistolas  na produção de estofados, poltronas e colchões

Publicado em

Recentemente recebemos vários questionamentos de fabricantes de estofados, poltronas e colchões de como seria a forma correta de utilizar e regular pistolas para aplicação de adesivos apropriadas para o serviço de estofaria. Com o intuito de ajudar esses profissionais, nós, da Quimicolla, produzimos este conteúdo exclusivo com um passo a passo simples e direto de como regular esse equipamento para ter um melhor desempenho e aproveitamento do adesivo em seu trabalho. Veja!

Que tipo de pistola  é utilizada em estofaria?

Há, no mercado, uma grande variedade de pistolas que, na realidade, são equipamentos elaborados para pintura, mas que se adaptaram muito bem na aplicação de adesivos. Essa adequação acontece porque tintas e adesivos, base solvente ou base água, possuem basicamente as mesmas características de viscosidade

As pistolas do mercado variam em tamanho de bico e volume do caneco. Muitos modelos são fabricados com o caneco e o corpo do aplicador todo em alumínio. Já outros modelos de pistola possuem caneco feito de plástico.

Esse instrumento é bastante usado na fabricação de calçados, bolsas e outros artefatos onde se aplica cola de contato. Outras aplicações comuns são: tapeçaria, móveis, revestimento com couro e carpete, artesanatos em geral, etc.

Como usar a pistola na colagem de estofado?

O primeiro passo para começar a utilizar a pistola é montar as peças do instrumento. Inicialmente é preciso conectar a caneca no aplicador ou tubo ao niple. Em seguida, aplique fita vedante na rosca do niple de entrada de ar e conecte a mangueira de ar comprimido utilizando um espigão rosca e uma abraçadeira para maior segurança na fixação.

Como regular a pistola?

Como dito anteriormente, há vários modelos de pistolas no mercado, são pistolas para pintura, que podem ser adaptadas para o uso para aplicação de cola. Utilizaremos para explicar um aplicador que possui todas as características necessárias para termos uma boa aplicabilidade e um ótimo desempenho da cola.

Ao utilizar colas da linha espuma (SP 450, SP 793, SP 794, QUIMI SPRAY), que são colas de baixa viscosidade, recomendamos a utilização de pistolas com agulhas 0,8mm até 1,2mm, assim, atingiremos uma excelente performance da cola, teremos um ótimo rendimento e evitaremos problemas de colagem por má utilização do produto e de possíveis processos incorretos.

Quando utilizamos colas da Linha QUIMIFORT CR (7197, 7198, SUPRA) e colas da Linha QUIMIFIX (7349, 1020SR, 1500F), que são consideravelmente colas com um grau maior de viscosidade, orientamos que sejam utilizadas pistolas com agulhas a partir de 1,2mm, para a aplicação ter uma melhor fluidez e, assim, alcançar resultados excelentes no processo de colagem.

Dicas infalíveis para regulagem da pistola 

Pistolas de cola
Saiba como utilizar e regular pistolas  na produção de estofados, poltronas e colchões 3

Para utilizar essas dicas, tome como exemplo o modelo de pistola  que está na imagem logo abaixo.

– Regulagem do ar: a pressão recomendada é de 30 a 40 PSI, controlada pelo relógio (manômetro). Em ocasiões onde se utiliza a mesma mangueira de ar para o grampeador, é necessário regular a saída de ar pelo botão 1 da pistola.

– Regulagem da quantidade de cola utilizada: para regular a quantidade de cola que sai pelo bico da pistola, basta ajustar o botão 2 em torno de 4 a 5 voltas abertas.

– Regulagem da abertura do leque de aplicação: a regulagem dessa área deve ser de acordo com as áreas de aplicação: aplicações mais direcionadas – leque fechado; aplicações em grandes áreas – leque aberto. Para regular o leque, utilize o botão 3.

– Regulagem da posição do leque (vertical/horizontal): a regulagem da posição do leque segue os mesmos princípios da regulagem de abertura do leque, o procedimento deverá ser de acordo com a área de aplicação. O botão que deve ser utilizado para regular é o 4.

Como fazer a limpeza da pistola?

Outra dúvida que muitos profissionais têm em relação à pistola para estofaria é sobre como fazer a limpeza do instrumento. Para proceder com a limpeza da pistola, basta utilizar um pano embebido em solvente da cola utilizada, limpar o aplicador externamente, deixando as partes metálicas sem crostas de cola. 

Em seguida, proceda com a limpeza interna: coloque o solvente dentro da caneca e coloque o aparelho para funcionar algumas vezes, para que os canais de percurso da cola fiquem limpos. Ainda com o solvente na caneca, tampe a saída do aplicador e acione o gatilho.  Isso causará uma turbulência dentro da caneca provocada pelo retorno do ar comprimido. Essa turbulência ajudará a remover as camadas de cola que ficaram nas passagens dos canais de cola. Por fim, renove o solvente na caneca e ligue a pistola algumas vezes. Pronto! O aplicador está limpo.

Além de saber da importância de como limpar pistola, é necessário também contar com produtos que possuem uma excelente performance para a realização correta do procedimento, não é mesmo? Por isso, apresentamos a linha de produtos da Quimicolla que vai te ajudar na limpeza dos aplicadores de forma eficaz e eficiente. Veja:

– Linha QUIMIFORT: SP 450, SP 793, SP 794, SP 795, SP 780, não inflamável, SP 152, QUIMI spray, spray super, utilizar o solvente L01 E QUIMISOLV LIMPADOR.

– Linha QUIMIFORT: 7197 CR, 7198 CR, utilizar o solvente LD80 OU QUIMISOLV FORTE.

– Linha QUIMIFIX: 7349 FRIA, 1500F, 1020SR, utilizar o solvente LD 1200 OU QUIMISOLV PVC.

Algumas causas e soluções para problemas de aplicação com pistola

1. Alta pressão de ar: a cola aplicada atinge o substrato com muita pressão, podendo penetrar muito no substrato ou causar excessos de cola. Solução: diminuir a pressão do ar.

2. Ângulo incorreto da aplicação: a cola aplicada atinge o substrato de forma inclinada, o que gera perdas de produto, já que toda a cola aplicada fica fora do substrato. Solução: aplicar com a pistola em  ângulo de 90º em relação ao substrato.

3. Distância de aplicação muito longe do substrato: aplicar a cola com a pistola muito distante do substrato faz com que a mesma não atinja totalmente a área de colagem, causando perda do produto e um baixo desempenho da cola. Solução: aplicar a cola a uma distância de 10cm do substrato para evitar excessos que dificultam a secagem da cola, causando perda de desempenho na colagem.

Qual a melhor cola para estofados, poltronas e colchões?

Quem trabalha na produção de estofados, poltronas e colchões sabe que utilizar produtos de excelente qualidade é garantia de produtos com zero defeitos e de clientes super satisfeitos. Por isso, na hora de produzir os móveis e estofados, é bom contar com quem possui larga experiência na produção de colas de alta performance. A Quimicolla possui técnicos altamente qualificados que estão sempre buscando produzir os melhores produtos para garantir aos nossos clientes a qualidade que eles já conhecem.

Como utilizar pistolas de cola
Saiba como utilizar e regular pistolas  na produção de estofados, poltronas e colchões 4

Para a confecção de estofados, poltronas, sofás, colchões e etc, recomendamos a utilização das colas da Linha QUIMIFORT (SP 450, SP 793, SP 794, SP 795, SP 780, não inflamável, SP 152, QUIMI SPRAY, SPRAY SUPER, 7197 CR, 7198 CR) e as colas da Linha QUIMIFIX (7349 FRIA, 1500F, 1020SR).

Leve para sua linha de produção os produtos da Quimicolla e surpreenda-se com a qualidade, durabilidade e alta performance.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade