BLOG

Viscosidade da cola: você sabe qual a sua influência?

Saiba o que é viscosidade da cola, qual a sua importância e como ela afeta diretamente na hora de escolher o melhor adesivo industrial para seu processo.
Publicado em

Viscosidade da cola

Viscosidade da cola: você sabe qual a sua
influência?

Saiba o que é viscosidade da cola, qual a sua importância e como ela afeta diretamente na hora de escolher o melhor adesivo industrial para seu processo.

Um dos termos mais importantes na hora de escolher um adesivo é entender a viscosidade da cola. O que ela é, qual a importância e como escolher a certa são algumas das perguntas mais importantes e que geram muitas dúvidas – e impactam na qualidade do produto.

Para que você não precise tirar mais nenhuma dúvida, vamos te explicar tudo que precisa saber sobre a viscosidade da cola e ainda dar algumas dicas de como comprar seu próximo adesivo industrial sem erro.

O que é viscosidade da cola?

A viscosidade da cola é a propriedade física definida pela resistência de um fluido ao escorregar por uma superfície. Ela é determinada pelo atrito interno do líquido, gerado pela força de atração entre as moléculas próximas.

Dessa forma, é possível afirmar que quanto menor for a velocidade de movimentação do fluido, maior é a viscosidade dele.

Mais do que apenas curiosidade, a viscosidade da cola é parte fundamental na qualidade de uma colagem. Sendo assim, um adesivo precisa ter a viscosidade correta para cada superfície para que ele possa ser aplicado perfeitamente.

Impacto da viscosidade na cola do adesivo

Não existe um tipo de viscosidade certo ou errado, tudo depende da aplicação que você deseja fazer. Para descobrir qual é o ideal para a sua necessidade, é preciso saber onde e como o adesivo será colocado.

Podemos apontar que os dois fatores que mais influenciam na escolha são a superfície e a temperatura. Confira um pouco mais sobre cada um deles:

Superfície

Para que um adesivo fixe bem, é importante saber onde ele será aplicado. Dessa forma, podemos encontrar a viscosidade da cola perfeita para cada condição.

Geralmente em superfícies lisas, é recomendado que o produto tenha uma viscosidade menor, ou seja sua consistência seja mais fina. Dessa forma ele será colado sem dificuldades ou imperfeições.

Já para as superfícies porosas, a cola deve ser fabricada com uma viscosidade maior, ou seja, sua consistência é mais grossa. Isso vai garantir uma aplicação mais uniforme e conforme o desejado.

Temperatura

Além da superfície onde o adesivo industrial será aplicado, devemos considerar a temperatura como fator determinante para a viscosidade da cola. Consequentemente, a qualidade do produto será impactada, tornando a temperatura como elemento muito importante para o resultado final.

Quando a temperatura sobe, a interação entre as moléculas acaba perdendo força, o que reduz o atrito interno do líquido.

Podemos observar melhor no seguinte esquema:

● Quanto maior a temperatura, mais fino é o adesivo e menor é a viscosidade.

● Quanto menor a temperatura, mais grosso é o adesivo e maior é a viscosidade.

Ao observarmos esses dois fatores, superfície e temperatura, podemos entender melhor o comportamento da viscosidade da cola e como ela se comporta seja em dias mais quentes ou mais frios e também em cada aplicação de adesivo.

Encontre a solução certa para sua indústria

Tenho certeza que depois de hoje você nunca mais vai errar na hora de entender a viscosidade do líquido de cada adesivo. Apesar de ser algo simples, ela é muito importante e o conhecimento adquirido sobre este assunto terá uma aplicação prática no seu dia a dia.

E por falar no assunto, o produto certo para a sua indústria está esperando por você. Conheça as soluções da Quimicolla para a adesivagem industrial e tudo que podemos fazer pela sua empresa.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade