BLOG

Adesivo à base d’água: entenda a popularidade do produto na indústria!

Conheça todas as vantagens do adesivo à base d’água e descubra as razões que fazem dele uma opção tão benéfica para o meio ambiente e para a saúde dos seus colaboradores.
Publicado em

Adesivo à base d'água quimieco

Adesivo à base d’água: entenda a popularidade do produto na indústria!

Conheça todas as vantagens do adesivo à base d’água e descubra as razões que fazem dele uma opção tão benéfica para o meio ambiente e para a saúde dos seus colaboradores.

Por muito tempo, os adesivos à base de solventes eram os únicos utilizados para colagem na indústria. Isso chegou a criar uma certa desconfiança quando os primeiros adesivos à base d’água começaram a ser produzidos.

Mas essa desconfiança não durou muito tempo. Empresas de diferentes setores logo perceberam o quanto o adesivo à base d’água pode ser vantajoso para o negócio.

E dessa forma, chegamos ao momento atual, com esse tipo de produto sendo cada vez mais popular, especialmente nos segmentos moveleiro e calçadista.

Mas quais são as razões de tamanha popularidade? Nós vamos te contar a seguir.

O que é o adesivo à base d’água?

Adesivo à base d'água quimieco

Como o nome sugere, esse tipo de adesivo é formado à base d’água. Isso significa que outros solventes, como o tolueno, por exemplo, são substituídos pela água para a criação dos adesivos.

Esses adesivos podem ser utilizados praticamente nas mesmas condições das colas tradicionais, garantindo uma colagem eficiente, além de ser um produto de excelente qualidade.

Como o adesivo à base d’água funciona?

O adesivo à base d’água possui um teor de sólidos (resina base) maior do que aqueles de base solvente. Em números aproximados, eles contam com 40% a 50% de resina na composição, enquanto as opções tradicionais têm cerca de 15% a 20%.

Na prática, isso também demonstra uma grande vantagem desse tipo de cola: a redução do desperdício. Afinal, como a quantidade de resina é maior, basta uma fina camada para garantir uma colagem eficiente.

Diga adeus aos excessos

Como dissemos acima, uma fina camada é suficiente para garantir a colagem. Mas ela não só é suficiente, como é extremamente necessária. Quando o assunto é o adesivo à base d’água, não podem haver excessos.

Independente de qual for a forma de aplicação indicada para a cola em questão, deve ser aplicada uma mínima camada do adesivo sob o substrato. Isso se deve basicamente por duas razões:

  • Se houver excesso de adesivo, o tempo de evaporação na pré-colagem será maior;
  • O excesso de umidade pode prejudicar a aderência.

Por que o adesivo à base d’água é mais sustentável?

Os primeiros registros do adesivo à base d’água são da década de 80 e, na época, a preocupação já era a mesma de hoje em dia: o meio ambiente. E justamente por essa razão, uma das principais características desse tipo de cola é o seu fator sustentável.

Alternativa aos adesivos à base de solvente, ele é ecologicamente correto, respeita o meio ambiente e não compromete as futuras gerações. Inclusive, alguns especialistas afirmam que um adesivo à base d’água pode diminuir a emissão de carbono em até 40%, se comparado aos produtos tradicionais.


Quimicolla post coringa 7 quimieco 1080x1080 1

Isso ocorre principalmente por causa da eliminação do uso de solventes orgânicos, que levam à redução da emissão de compostos “orgânicos voláteis.” Estes são componentes químicos presentes em materiais sintéticos e naturais, que podem fazer mal ao planeta e à saúde do ser humano.

Principais vantagens

Com relação aos principais benefícios que o adesivo à base d’água oferece, podemos destacar que esse tipo de cola:

É uma opção mais limpa e sem odor forte;

Garante aplicação segura;

Diminui a insalubridade do local de trabalho;

É ecologicamente correto;

Reduz o uso de recursos não-renováveis, como o petróleo;

Agrega valor à empresa;

Melhora a imagem do negócio;

Facilita a limpeza e remoção;

Não são inflamáveis;

O excelente rendimento evita o desperdício.

Garantir a qualidade de vida dos colaboradores é obrigação de toda empresa e uma das principais características do adesivo à base d’água.

A redução dos riscos à saúde de quem realiza a colagem é diminuída justamente por causa da substituição dos solventes pela água. Afinal, os compostos “orgânicos voláteis”, presentes em outros tipos de adesivos, podem causar alguns danos à saúde, como:

  • Dor de cabeça;
  • Alergia;
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta;
  • Fadiga;
  • Tontura;

Conheça a linha Quimieco

No mercado desde 2005, a Quimicola sempre buscou reduzir os danos ao meio ambiente usando soluções inovadoras e tecnológicas. Prova disso é a linha Quimieco, composta exclusivamente por adesivos à base d’água.

Com alto teor de sólidos e excelente rendimento, seus adesivos atendem todas as exigências do mercado e ainda são ecologicamente corretos. Indicados especialmente para os setores moveleiro e calçadista, esses adesivos são de fácil limpeza e remoção durante a aplicação.

Com produtos de altíssima qualidade, a Quimicola conta com opções de baixa, média e alta viscosidade. A seguir, separamos alguns exemplos:

Adesivos à base d'água quimieco

Conheça o catálogo Quimieco:

Quimieco adesivos à base d'água

Clique aqui

Se você se interessou pelos adesivos à base d’água da Quimicolla e quer mais informações, clique aqui e converse com um dos nossos representantes. Ele poderá tirar todas as suas dúvidas e indicar quais são os adesivos mais indicados para a sua indústria.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade