BLOG

Como é fachetado um salto?

Publicado em

Empreender no ramo de produção calçadista envolve a compreensão de determinados fatores intrínsecos à profissão e ao produto, além de necessitar fazer parcerias com vários fornecedores de matéria-prima para manter a produtividade do seu negócio.

Um dos fatores que a profissão de sapateiro requer é conhecer todos os procedimentos necessários para a fabricação de qualquer tipo de calçado, que apesar de serem quase semelhantes, alguns tipos de sapatos requerem uma etapa a mais no processo, como é o caso do sapato com salto. Esse tipo de calçado precisa de uma etapa extra que consiste em fachetar o salto, ou seja, forrar o salto do sapato.

Você sabe como forrar salto de sapato? Então, continue lendo este conteúdo e descubra como fachetar salto e qual a cola mais indicada para essa etapa do processo.

Como forrar salto de sapato?

A arte de produzir calçados envolve várias técnicas que são bastante necessárias para o ofício da profissão. As técnicas são aprimoradas ao longo do tempo, outras podem ser ensinadas para ajudar no desenvolvimento do ofício.

A escolha do tipo de salto, forma e material, vai definir o processo de forração do salto de sapato

Outro ponto que merece destaque é saber qual o tipo de material utilizado na fabricação do salto. Existem vários tipos no mercado, dentre eles:  ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno), TPU (poliuretano termoplástico), PP (polipropileno), PS (poliestireno), entre outros.

A tarefa pode até parecer simplória, mas sem os cuidados, instrumentos e substratos corretos, poderá ocasionar perdas do material, descolagem, e isso é o que queremos evitar, não é mesmo? Veja abaixo nossas dicas e aplique na sua esteira de produção, assim você economiza tempo e material.

O molde

Fachetar salto
Como é fachetado um salto? 2

A criação do molde para enfachetar o salto são feitos de acordo com o modelo do sapato que será construído. Para cada modelo de sapato e salto que se faz necessário a enfachetação, é criado um molde. 

Esse molde passa por máquinas a laser ou navalhas, onde o couro ou material sintético é cortado, separado juntamente com o modelo daquele corte e colocado na linha de produção. 

Limpeza do salto

Outro passo importantíssimo para o procedimento de fachetar é a limpeza do salto. Essa etapa é fundamental para tirar o desmoldante do salto, o que pode prejudicar a aderência do material à cola. A limpeza é feita com pano e solvente, e a nossa indicação é o solvente LD 1200.

Preparação do salto para receber a cola

Para o processo de enfachetamento de salto, precisamos utilizar alguns produtos para receber o adesivo, assim, indicamos a utilização dos nossos Primer PP ou Primer PS, que são muito usados em todos os tipos de saltos.

Aplicação da cola para sapato

Realizada a limpeza do salto  e aplicação do primer, é o momento de fazermos a colagem do forro no salto. As colas indicadas para esse processo são os adesivos de PU, Linha Quimifix, ou CR, o mais indicado hoje é o 235 STF, que é da linha Quimifort.

Nessa etapa, você deverá passar a cola com auxílio de um pincel por toda a superfície do forro e também do salto. Colocá-los para reativar a uma temperatura entre 55-70 ºC se for utilizado adesivo de PU e a 40-50°C se for adesivo de CR. Em seguida, faça uma dobra bem no meio do forro para servir de marcação, colar o material no salto e prensar.

Tempo de secagem

Estamos chegando ao fim do processo de fachetar salto. Após a colagem, é necessário esperar o tempo recomendado para a secagem da cola, o que garantirá a aderência perfeita dos materiais. 

As colas indicadas Quimifix 2000 ST e Quimifort 235 STF têm um processo de secagem muito rápida, em média de 5 a 10 minutos.

Com o auxílio dessas nossas dicas, fica bem mais fácil realizar um procedimento de enfachetamento de salto com qualidade e com redução de desperdício de material.

O importante antes de começar qualquer processo de fabricação é saber quais os tipos de materiais envolvidos e qual é o procedimento mais adequado para a colagem deste produto. Sabemos que o segmento calçadista não dispõe de muitas dicas para fazer calçados, mas no site da Quimicolla, você encontra muitos conteúdos legais para o segmento, como a melhor cola para colar sapato ou como colar cabedal de tiras em rasteirinha.

Além disso, disponibilizamos vários e-books para você melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade