Adesivos para calçados: quais são os tipos e como escolher o adesivo ideal?

Para escolher entre os tipos de adesivos para calçados é preciso considerar o material, a resistência e o processo de fabricação.

O adesivo é um dos produtos mais utilizados para montagem e acabamento de calçados de diferentes modelos. Cabe a esse produto garantir a resistência necessária e a qualidade exigida para as peças.

No entanto, um fato importante para que isso seja possível é escolher o adesivo certo para cada etapa do processo produtivo, ou seja, para cada parte do calçado. 

Para isso, com este artigo, iremos lhe ajudar a identificar que tipo de adesivo deve ser adquirido antes de iniciar o processo de fabricação.

Projetos Quimicolla para sustentabilidade na indústria

Um dos principais problemas que podem ocorrer durante a fase de fabricação dos calçados é a descolagem, cujas principais causas são falhas na aplicação do adesivo e utilização do produto errado.

Resultado disso é o desperdício de materiais e o retrabalho, que, na prática, significa perda de tempo e de dinheiro.

Um fato curioso é que o valor gasto com adesivos representa cerca de 1% do total dos custos de fabricação de um calçado, o que mostra a importância de se investir em um produto de qualidade a fim de se reduzir custos.

Como escolher o adesivo certo para a fabricação de calçados?

Para responder a essa pergunta, é necessário saber de antemão que há diversos tipos de adesivos sendo comercializados para uso na indústria calçadista.

Isso porque cada adesivo tem uma finalidade específica e é produzido considerando 3 principais aspectos:

Isso significa que haverá, por exemplo, um tipo de adesivo mais indicado para a colagem do solado de um calçado de couro que será usado em festas e eventos; e outro mais adequado para montagem do cabedal de um tênis de borracha que será utilizado para fins esportivos.

Sendo assim, o primeiro passo para a escolha do adesivo correto é mapear os processos industriais e ter em mente quais são os produtos fabricados.

1. Materiais utilizados na fabricação

Diversos materiais podem ser utilizados na fabricação de calçados, sendo eles:

  • Madeira;
  • TR;
  • Couro;
  • Tecido;
  • Espuma;
  • Neoprene;
  • EVA;
  • Borracha natural;
  • PVC;
  • Laminado sintético.

É importante observar, nesse caso, se os substratos (ou materiais) são iguais ou diferentes, para avaliar que tipo de adesivo é mais indicado, além da necessidade de lixação para deixar a superfície porosa.

2. Nível de resistência

o que é tack?

A resistência do material é classificada como baixa, média ou alta e está ligada diretamente ao uso do calçado. Para exemplificar, basta imaginar uma sandália de salto e um calçado de segurança. Ambos serão usados em situações diferentes e irão exigir, obviamente, resistência maior ou menor em relação ao outro.

Dessa forma, a classificação da resistência do calçado leva em consideração três aspectos:

  • Calor;
  • Fixação da cola no material;
  • Umidade e demais condições climáticas.

Ainda voltando ao exemplo anterior, um calçado de segurança precisa respeitar as normas da NBR 20345 e deverá ter alta resistência ao calor, enquanto uma sandália não precisará de tamanha preocupação.

Já um calçado para práticas esportivas, por sua vez, pode exigir uma alta resistência de fixação da cola, considerando a atividade de impacto que será praticada.

3. Processo de Fabricação

Por fim, o último aspecto a ser analisado é o processo de fabricação, ou seja, a etapa em que será necessário utilizar o adesivo e para que finalidade ele será utilizado.

Basicamente, o adesivo é utilizado nas 3 principais etapas, sendo elas:

  • Pré-preparo;
  • Colagem;
  • Finalização.


É importante que o fabricante observe em cada etapa para que o adesivo será utilizado, por exemplo, para montagem do cabedal, para dublagem, para fixação de acessórios no acabamento etc. Com isso será mais fácil avaliar o adesivo ideal.

Também é fundamental considerar a técnica adequada para aplicação e outras especificidades, como tempo de cura e necessidade de reativação.

Escolhendo o adesivo para fabricação de calçados

Após observar todos os aspectos anteriores, é hora de escolher o adesivo ideal para a fabricação do calçado.

Mas antes disso, é importante que você saiba que a Quimicolla tem uma linha completa de adesivos para o setor calçadista e conta com uma equipe de técnicos especialistas para orientar os clientes quanto a escolha do adesivo ideal.

Por isso, separamos nas tabelas abaixo os tipos de adesivos mais recomendados para cada etapa de produção, considerando os demais aspectos que devem ser analisados na hora de comprar o produto.

Pré-preparo

Colagem

Finalização

Para fazer uma compra certa e segura e saber mais detalhes sobre a linha de adesivos para o setor calçadista, clique aqui e entre em contato com a equipe Quimicolla.

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Aqui tem Quimicolla

Garanta agora sua amostra grátis!
+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO