NBR 20345: entenda a importância da colagem para o cumprimento da norma de calçados de segurança

NBR 20345 colagem

Conheça tudo sobre a NBR 20345, entenda a importância dela para a segurança da indústria de calçados e saiba como seguir as normas estabelecidas.

A confiança e segurança são dois fatores muito importantes na indústria calçadista. Além de processos bem feitos e capacidade de inovação, a escolha dos materiais é de fundamental importância para qualquer companhia no setor.

Por isso que a NBR 20345 deve ser assunto obrigatório para quem deseja entrar ou crescer nesse segmento.

Ainda não conhece ou sabe a importância dela para uma empresa? Pois hoje chegou o dia de entender tudo sobre esse tema que ajuda a cuidar e proteger você e seus clientes.

O que é a NBR 20345?

Criada para regulamentar a fabricação dos calçados de segurança, a norma NBR 20345 foi feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para padronizar e determinar como devem ser feitos os equipamentos como botas, botinas e demais calçados de segurança.

Ela determina quais devem ser os requisitos básicos (obrigatórios) e os adicionais (opcionais) no que diz respeito aos equipamentos mencionados anteriormente. Ela aborda pontos sensíveis e que influenciam diretamente na maneira como são produzidos.

A NBR 20345 é formada pelos seguintes pontos:

Desenho:

Altura do cabedal e área do salto;

Calçao Completo:

Desempenho da sola, proteção dos dedos e resistência ao vazamento e escorregamento;

Cabedal:

Generalidades, espessura, resistência ao rasgamento e flexão, propriedades de tração e valor do pH;

Forro da Gáspea, Forro Lateral e Lingueta:

Resistência ao rasgamento e abrasão, permeabilidade, entre outros;

Sola:

Desenho, resistência ao rasgamento, abrasão, flexão e união entre camadas e hidrólise;

Palmilha de Montagem e Palmilha Interna:

Espessura, pH, absorção de água, abrasão das palmilhas e Cromo VI;

Influência na qualidade do produto

Podem parecer muitas regras e obrigatoriedades quando vemos pela primeira vez, mas a importância delas para a qualidade do calçado desenvolvido faz valer todo o esforço empregado no cuidado e respeito às normas.

Afinal de contas, estamos falando de calçados de segurança e como a NBR 20345 é importante para que o consumidor final tenha produtos de altíssima categoria e que ofereçam a maior proteção possível, principalmente contra calor e água.

Esse conjunto de normas ajuda a estabelecer um padrão para o mercado em uma área tão importante, como o uso de EPIs. Nos últimos meses, vimos como eles fazem a diferença na vida de quem usa e assim é em qualquer ocasião, seja em uma máscara ou no uso de calçados de segurança.

Dica de leitura:

Como garantir uma colagem resistente ao calor?

Colagem e a NBR 20345

E, para cumprir todas as determinações, a fabricante deve escolher materiais de qualidade e que ajudem a atingir esse objetivo. Dentre eles, a escolha dos adesivos deve ser feita com o máximo critério para poder atingir os requisitos determinados.

adesivos industriais quimicolla

Pois neste assunto não existe competição: os adesivos da Quimicolla de alta resistência são perfeitos para a indústria calçadista por oferecerem tudo que você precisa para produzir com mais segurança e cumprir a NBR 20345.

Eles representam menos de 1% do custo de um sapato, mas possuem um impacto enorme na qualidade de fabricação e confiança. Por isso, não vale a pena arriscar e ir na escolha segura é conhecer os Adesivos Industriais para o Setor Calçadista da Quimicolla.

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Como ter sucesso na colagem para produção de sapatos

Saiba mais sobre a importância da escolha do adesivo correto e a aplicação do produto para ter sucesso no processo de colagem na produção de calçados.
+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO