BLOG

O que é ISO 9001 e como afeta a qualidade das colas industriais?

Empresas que possuem certificações, como a ISO 9001, adotam medidas mais rigorosas de fabricação e controle de qualidade. Conheça os padrões requeridos pelo certificado!
Publicado em

Empresas que possuem certificações, como a ISO 9001, adotam medidas mais rigorosas de fabricação e controle de qualidade.

Compradores da indústria do ramo calçadista, de móveis, de montagem de veículos ou de estruturas náuticas e frequentemente precisam comprar cola industrial em larga escala para a linha de produção. Que critérios são usados para escolher o fornecedor desse produto?

Os principais fatores tendem a ser preço, condições de pagamento, prazo de entrega e qualidade.


Diferentemente dos outros itens, em que é possível comparar e mensurar de forma objetiva, a qualidade não pode ser “medida” com facilidade. No entanto, é possível tornar esse critério mais tangível observando como a empresa gerencia seu processo de fabricação.

Um meio de realizar isso é optar por empresas que tenham certificações de qualidade, como a ISO 9001. Conheça melhor essa certificação e saiba como ela garante que o produto entregue ao cliente seja de excelência comprovada.

O que é ISO 9001?


O sistema ISO de qualidade é um padrão internacional que visa a excelência no gerenciamento dos processos, sejam eles industriais ou de outras áreas. No caso da ISO 9001, o foco é a qualidade de entrega ao cliente, por meio de processos bem definidos e gerenciados.

Para obter a certificação, a empresa passa por um rigoroso processo de auditoria externa e precisa evidenciar que adota critérios rígidos e efetivos a fim de garantir a qualidade final do produto.

Como alcançar o padrão de qualidade ISO 9001?


Um produto de qualidade é resultado de um processo de fabricação eficiente. É impossível garantir qualidade em um produto cuja linha de produção é repleta de falhas, pois isso não garante um item fundamental da gestão — a padronização.

Ou seja, todo produto entregue precisa ser igual em sua composição, textura, peso, etc. No caso da indústria de colas adesivas, como a fabricação é realizada com componentes químicos, a dosagem adequada e os processos corretos é que irão garantir essa padronização.

E aí entra um dos principais critérios avaliados na certificação ISO: o gerenciamento de cada etapa do processo de fabricação.

Iso 9001 teste e gerenciamento da produção

Quimicolla: como garantimos a fabricação eficiente

Utilizando como exemplo a Quimicolla, que é certificada com o selo ISO 9001, vamos observar como funciona o controle de qualidade de uma empresa qualificada.

O processo começa na escolha da matéria-prima. A empresa tem controle total de todas as matérias-primas utilizadas na produção da cola, pois os produtos são testados no próprio laboratório químico da empresa antes de entrarem na produção.

No laboratório químico, a própria equipe testa a viscosidade, o PH, o tempo de dissolução, os sólidos, a densidade, entre outros aspectos, a fim de checar se estão em conformidade com o laudo técnico apresentado pelo fornecedor. Em caso de reprovação no teste, o fornecedor é acionado para que os produtos sejam devolvidos se não atenderem aos parâmetros necessários.

Além disso, há a análise técnica, em que ocorre a testagem da matéria-prima com aplicação prática, assegurando sua funcionalidade no produto.

Outro ponto importante que garante qualidade é a rastreabilidade oferecida pela empresa, mais um item avaliado em uma certificação como a ISO 9001. Na prática, a rastreabilidade é quando a empresa consegue identificar o lote de um produto que, eventualmente, apresente algum problema.

Localizar um produto e garantir o recolhimento ágil é essencial para a segurança e satisfação do cliente. A Quimicolla guarda todas as amostras por lotes durante o período de validade do produto, o que assegura ao cliente uma garantia ainda maior de que, em qualquer eventualidade, o produto possa ser testado.

Por esses e outros processos de gestão que é fundamental atentar-se a presença de certificação na hora de escolher o fornecedor de cola e de outros produtos.

A Quimicolla Adesivos é certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstrando o comprometimento com a qualidade de seus produtos e compromisso com os seus
clientes.

A Quimicolla oferece aos seus clientes amostras para testagem e conta com uma equipe de profissionais especializados para identificar o melhor adesivo para a fabricação de diferentes produtos e em diferentes etapas da fabricação.

Entre em contato com nossa equipe de consultores técnicos e conheça nossa linha de produtos!

Foto quimicolla 2

Sobre a Quimicolla

Desde de 2005, nossa missão é produzir com qualidade, segurança e confiabilidade. Venha conosco encontrar a melhor opção para a sua indústria!

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade