BLOG

Benefícios dos adesivos não inflamáveis para o setor moveleiro

A utilização de adesivos não inflamáveis no setor moveleiro proporciona mais segurança e com a mesma eficiência.
Publicado em

A indústria moveleira está aprimorando sua produção, principalmente com o surgimento da Indústria 4.0.

Novos aspectos passaram a fazer parte dos critérios dos clientes, como design inovador, conforto e segurança. E é sobre esse último quesito que iremos observar alguns detalhes. A seguir, veja porque a utilização de adesivos não inflamáveis no setor moveleiro proporciona mais segurança e com a mesma eficiência.


Segurança e riscos na colagem da indústria moveleira


Para se obter um resultado satisfatório em segurança, inúmeros itens são pensados em cada etapa da cadeia produtiva. Para a indústria moveleira, isso vai desde o desenvolvimento do projeto até a sua distribuição.

Especificamente na fase de montagem e acabamento das peças, uma tarefa chama a atenção: a colagem. Nessa etapa, preocupa-se com a resistência da cola adesiva e com técnicas de aplicação para evitar a descolagem.

Contudo, outro risco compromete a segurança do cliente e fabricante: o risco de incêndio provocado pela cola. Por se tratar de um produto inflamável, o adesivo pode apresentar os seguintes riscos:

Segurança na colagem setor moveleiro
Durante o processo de colagem, é preciso considerar a segurança de clientes e colaboradores
  • Incêndio na fábrica: o estoque de produtos inflamáveis em grande quantidade representa um risco constante de incêndio. Mesmo com a compra de extintores e sistemas de alarmes de incêndio, há chances reais de ocorrer uma tragédia.
  • Segurança dos profissionais: mesmo descartando a hipótese de um incêndio, há riscos para profissionais que lidam com produtos inflamáveis. A falta de uso de EPIs pode ocasionar queimaduras, se houver contato com o calor.
  • Propagação do fogo no móvel: grande parte dos móveis, como sofás, mesas e cadeiras, são fabricados com materiais de fácil combustão. Sendo assim, em uma situação de princípio de incêndio, o fogo se propagará mais rápido quando entrar em contato com a cola inflamável usada na montagem dessas peças.

Como resolver o problema?


Segundo as Normas Regulamentadoras, é preciso seguir exigências para estocar e utilizar produtos inflamáveis. Por isso, a forma mais simples de se evitar riscos é substituir as colas adesivas inflamáveis por não inflamáveis.

Adesivos não inflamáveis oferecem os mesmos resultados, e podem ser aplicados da mesma forma que os adesivos comuns. Colas não inflamáveis podem ser utilizados em madeiras, espumas, feltros e outros tecidos.

Outro benefício é o tempo rápido de secagem e a não necessidade de reativação do produto. Isso ajuda a dar celeridade ao processo de fabricação.


Colas adesivas não inflamáveis da família Quimifort


A Quimicolla, fabricante e distribuidora de colas para diversos setores, oferece adesivos não inflamáveis à indústria moveleira. A família Quimifort conta com diversos produtos, que podem ser aplicados com pistola ou spray.

Nossa linha foi desenvolvida pensando nas necessidades do setor, e visando segurança no manuseio e no resultado da colagem.

Quimifort adesivos não inflamáveis

Para garantir que você adquira a melhor escolha para o sua necessidade, a Quimicolla oferece atendimento técnico especializado. Isso que permite que clientes utilizem nosso o laboratório de testes antes da compra. Assim, avalia-se o produto que mais se adequa ao que você está buscando.

Quer saber mais informações sobre os nossos produtos? Solicite o contato de um dos nossos técnicos especializados clicando aqui.

Confira mais artigos relacionados:

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade