BLOG

Existe temperatura ideal para aplicação de adesivos da linha Quimihot?

Publicado em

Quem trabalha com produção nos setores calçadista e moveleiro se depara com várias dúvidas no dia a dia do seu trabalho, desde o material mais apropriado para determinado produto até o adesivo mais adequado para o processo de colagem do material.

Essas dúvidas viram grandes problemas quando os operadores não sabem determinar ao certo qual a temperatura ideal de trabalho para aplicação de adesivos, muitas vezes submetem o processo a tentativas que levam ao desperdício do material de colagem.

Pensando nesses profissionais, a Quimicolla preparou este conteúdo para explicar qual a temperatura ideal para aplicar adesivos Hotmelt da linha QUIMIHOT. Confira!

O que são adesivos Hotmelt e qual a temperatura ideal para aplicação?

Colando madeira
Existe temperatura ideal para aplicação de adesivos da linha quimihot? 3

Os adesivos Hotmelt são materiais 100% sólidos que possuem excelente desempenho. São formados por polímeros sólidos e mistura de outros componentes como resinas, cargas e aditivos para complementar e promover a fusibilidade. Possuem  boa flexibilidade e ótima adesão em substratos porosos, como couros sintéticos, couros graxos e espumas. Indicados para serem utilizados nos setores calçadista e moveleiro.

Por serem materiais sólidos, os adesivos Hotmelt precisam ser submetidos a ação do calor, no qual ocorre através de equipamentos específicos que são indispensáveis para a sua aplicação.

Sendo assim, quando falamos sobre temperatura ideal para aplicação dos adesivos Hotmelt, precisamos considerar sempre a temperatura indicada pelo fabricante para cada determinada referência de produto. Dentre os adesivos da linha QUIMIHOT, como por exemplo o QUIMIHOT 110, sua temperatura ideal para trabalho varia entre 120°C a 150°C. 

Quando o mesmo produto exemplificado acima é submetido a temperaturas menores que 120°C, eles demoram mais para se fundirem, e acima de 150°C, temperatura máxima indicada, pode ocorrer a degradação e/ou carbonização do adesivo, causando falhas na colagem.

A umidade pode interferir no processo de colagem da madeira?

A resposta para este questionamento é SIM, a umidade é um dos fatores que merece muita atenção durante o processo de colagem da madeira. Vamos entender um pouco sobre esse fator e como isso pode prejudicar o seu produto.

Quando falamos em colagem de madeira, estamos falando de uma prática muito antiga e cada etapa do processo merece que o responsável preste atenção a todos os detalhes. A umidade da madeira combinada a evaporação da água de certos tipos de adesivos dificultam o processo de secagem, ou seja, ocorre um excesso de umidade entre as partes coladas, ocasionando o retardamento do processo de absorção e secagem do adesivo.

Selecionamos alguns problemas que podem aparecer no processo de colagem da madeira com teor de umidade alto.

– rachaduras; 

– empenamento;

– juntas abertas nas pontas;

– colagem fraca;

– endurecimento superficial.

Além de observar o fator teor de umidade da madeira, é preciso ficar atento à umidade do ambiente de armazenagem.

Para mais informações sobre esse assunto, leia o nosso conteúdo sobre Como a umidade pode interferir na colagem da madeira.

Quais equipamentos são usados para manter a cola na temperatura ideal?

Colando calçados com cola correta
Existe temperatura ideal para aplicação de adesivos da linha quimihot? 4

Quando falamos de adesivos Hotmelt, os equipamentos indicados são os maquinários que contém um sistema termostatizado, onde o cliente seleciona a temperatura de aplicação do adesivo conforme indicação, alguns equipamentos podem fornecer funções duplas como fusão e moldagem. 

Agora ficou mais claro qual a temperatura ideal para aplicação dos adesivos Hotmelt da família QUIMIHOT?

É muito importante que, durante o processo de aplicação de adesivos, seja realizado o monitoramento da temperatura como, por exemplo, um pirômetro de mira laser. Isso vai ajudar para que se possa aferir se a temperatura recomendada para aplicação está de fato correta.

Quimicolla, sempre fazendo mais pelo seu negócio. 

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade