evitar descolagem na estufa para calçados

BLOG

Como evitar descolagem na estufa para calçados?

Descubra o que causa a descolagem na estufa para calçados e confira 5 dicas para evitar que isso aconteça na sua linha de produção.

Descubra o que causa a descolagem na estufa para calçados e confira 5 dicas para evitar que isso aconteça na sua linha de produção.

A estufa faz parte de um dos processos mais importantes para a produção de calçados. Estamos falando da reativação do adesivo. Para que isso seja possível, é necessário expor o material a condições um tanto quanto adversas, especialmente no que diz respeito à temperatura.

E é justamente por essa razão que ocorre um dos problemas mais comuns das indústrias calçadistas: a descolagem. Mas, como evitar que isso ocorra dentro da estufa para calçados? Nós vamos te explicar a seguir.

Por que a descolagem acontece?


De maneira geral, podemos dizer que a colagem perfeita de um calçado depende de três requisitos:

Técnica correta;

Tempo de secagem ideal;

Utilização certa do produto.

Quando esses três processos são feitos corretamente, o calçado não sofrerá com a descolagem. Porém, basta cometer um pequeno erro em um desses requisitos para que comecem a surgir problemas.

Mas, especificamente durante a utilização da estufa para calçados, a principal questão é o alto calor. Afinal, não podemos esquecer que estamos falando sobre reações químicas e que, dependendo do efeito térmico, o resultado pode não ser o esperado.

Como evitar a descolagem?


Siga todas as instruções de uso

Como dissemos anteriormente, um dos requisitos para garantir a colagem perfeita é a utilização correta do adesivo. Sendo assim, é fundamental que sua equipe domine todas as técnicas que devem ser realizadas durante o uso das colas, especialmente no que diz respeito à colagem em si e ao timing de cada operação.

A aplicação, por exemplo, é um dos processos mais importantes para evitar a descolagem. Há adesivos que devem ser aplicados com pincel, outros precisam de rolo ou espátula. Seja qual for o tipo, é fundamental estar atento à forma de aplicação para que a colagem ocorra de forma perfeita.

instruções para evitar descolagem na estufa para calçados

Verifique a temperatura

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre a temperatura durante a reativação do adesivo. Afinal, esse é um dos aspectos mais importantes. De maneira geral, você deve estar atento às indicações da cola e também a todo o processo produtivo do calçado.

estufa para calçados

Quer um exemplo disso? A temperatura mínima para garantir a colagem perfeita entre a sola e o cabedal gira em torno de 60ºC. Porém, a sola deverá ser apontada logo após ser retirado da estufa para não perder temperatura.

Utilize a quantidade correta

Outra questão que faz toda a diferença para evitar a descolagem na estufa para calçados é utilizar a proporção correta do adesivo. Nesse momento, vale ressaltar que o adesivo deve cobrir toda a superfície que será colada, mas sem excessos.

evitar descolagem na estufa para calçados

Quando em excesso, a cola acaba criando uma crosta, que leva ao acúmulo de solventes ainda líquidos. E, caso o calçado passe pela prensagem nessas condições, os líquidos acabam corroendo a cola seca, já que possuem ação corrosiva. Consequentemente, ocorre a descolagem.

Selecione bem o fornecedor do adesivo

Escolher bem o fornecedor dos adesivos da sua indústria é uma das coisas mais importantes a se fazer quando o assunto é evitar descolagens. Afinal, é preciso contar com uma empresa que tenha todo o know how necessário e esteja sempre pronta para te auxiliar.

Antes de fechar negócio, busque por certificações de qualidade, como o ISO 9001.

Dica de leitura:

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

É isso que a Quimicolla busca oferecer a seus clientes. Além de produtos de alta qualidade, também temos uma equipe técnica extremamente qualificada para tirar qualquer dúvida que possa surgir durante o uso do adesivo.

Mas isso não é tudo! Nossos clientes ainda podem solicitar uma amostra do adesivo desejado ou até mesmo utilizar nossos laboratórios para a realização de testes, que resultarão em relatórios técnicos. Tudo isso para que você tenha certeza de que está comprando o adesivo ideal para a sua linha de produção.

Cadastre-se para iniciar um atendimento!

Se atente à escolha do produto

Uma das principais dicas para evitar a descolagem na estufa para calçados é escolher adesivos que sejam resistentes ao calor e que se comportem bem quando expostos a condições extremas.

A Quimicolla conta com uma linha de adesivos indicados justamente para essas condições. Eles são as colas da Quimifort. A seguir, separamos alguns exemplos de suas indicações:

quimifort Adesivo não inflamávei

Adesivo Quimifort 7013

Indicado para colagens com alto grau de dificuldade.

quimifort Adesivo não inflamávei

Adesivo Quimifort PISO FORTE

Indicado para colagem de pisos de borracha.

quimifort Adesivo não inflamávei

Adesivo Quimifort 590

Indicado para a colagem de manta de lã de vidro com lâmina metálica, borracha com metal e fibra de vidro com tecido.

Fabricadas à base de policloropreno, esses adesivos são resistentes ao calor, já que são reativados entre 40º e 60º.

Quer saber mais sobre a Quimifort? Clique aqui e confira.

Conheça a linha Quimifort para a indústria calçadista!

Publicações relacionadas

+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO