O que é ISO?
A ISO é uma entidade de padronização e normatização, a sigla significa International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. Essa entidade foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947. Seu objetivo principal é aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.
A ISO 9001:2015
A ISO 9001:2015 é a norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente. As organizações que conseguem a certificação comprovam sua capacidade de fornecer produtos que atendem às necessidades dos clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis. Essa norma pode ser aplicável a qualquer organização – independentemente do tamanho, setor e tipo de produto ou serviço que entrega.
De acordo com a Voitto, o sistema de gestão dessa norma consiste basicamente em planejar a estratégia da sua empresa, ligado à operação e qualidade, tendo uma equipe formada e processos definidos; executar os planos de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa funcione corretamente; avaliar o processo por meio de auditorias e reuniões e os produtos/serviços por verificações e validações; e por fim agir de maneira a dar continuidade nas coisas executadas corretamente com bom resultado ou melhorar ações que podem ter melhor performance na sua gestão.
Princípios da Qualidade
A ISO 9001:2015 é baseada em 7 princípios básicos de qualidade, que são os seguintes:
- Foco no cliente: Intensificar o foco no cliente com o objetivo de aumentar sua satisfação. As organizações dependem de seus clientes e devem atender suas necessidades, suas exigências e se esforçar para exceder suas expectativas.
- Liderança: Líderes estabelecem unidade de propósito e a direção da organização. Não se trata apenas de cargos gerenciais ou de pessoas que estão à frente de equipes, mas é quem toma atitude de liderar mudanças, ações e resultados. Eles devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas na conquista dos objetivos da organização.
- Engajamento das Pessoas: Todas as pessoas dentro de uma organização precisam ser competentes e capacitadas, mas principalmente engajadas na entrega de valor, atingindo metas e objetivos da empresa como um grande grupo, de maneira conjunta.
- Abordagem de Processos: A padronização acontece quando você estabelece processos. Resultados consistentes são alcançados de forma mais eficaz quando as atividades são gerenciadas como processos relacionados que funcionam como um sistema coerente.
- Tomada de Decisão baseada em evidências: Analisando evidências você verá o que está falhando ou o que não está dando o resultado. Então poderá tomar decisões com base na avaliação de dados, produzindo resultados desejados.
- Melhoria: A melhoria contínua do desempenho deve ser um objetivo permanente da organização. Ela será essencial para conseguir gerir pessoas e processos.
- Gestão do Relacionamento: Criar e manter relacionamentos duradouros traz uma série de vantagens como: Fortalecimento da marca; Contratos de fornecimento; Aumento no volume dos negócios.
A Quimicolla Adesivos é uma empresa certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, demonstrando o comprometimento com a qualidade de seus produtos.