BLOG

Palmilha para calçado: conheça os tipos de palmilhas e suas indicações

Publicado em

Quem trabalha no segmento calçadista sabe que as palmilhas são peças-chave para o calçado. Afinal, são elas que proporcionam conforto para os pés, além de auxiliar o caminhar, prevenir dores e futuras lesões e estruturar a postura.

Tecnicamente falando, a palmilha é uma órtese usada no pé, ou seja, uma parte bastante importante do calçado, indicada para reduzir a pressão do peso do corpo sobre os pés. Além disso, elas servem também para:

  • evitar lesões;
  • amenizar o impacto da pisada; e,
  • proporcionar conforto.

Há uma infinidade de modelos de palmilhas para calçados, cada qual com suas próprias especificidades e finalidades. Conhecê-las e tê-las em sua esteira de produção será um diferencial a mais na hora de apresentar os seus produtos para os consumidores. 

Tipos de palmilhas para calçados

No mercado é possível encontrar, como mencionado anteriormente, uma infinidade de modelos de palmilhas para calçados à venda. Entretanto, mesmo como tantos modelos disponíveis, é importante buscar conhecer a funcionalidade de cada tipo, a fim de garantir que a sua empresa tenha sempre as palmilhas mais procuradas pelos consumidores. Vamos conhecê-las?

Palmilhas comuns

Esse tipo de palmilha é desenvolvida utilizando materiais mais básicos em sua composição, como é o caso do EVA (acetato de vinila) e da borracha. A finalidade desse modelo é proporcionar um pisar mais macio, sendo que aqui não há uma grande preocupação com a saúde. 

Podemos dizer, portanto, que as palmilhas comuns são destinadas apenas para a promoção de conforto diário e dar o acabamento final ao calçado, com um apelo mais estético.

Palmilhas ortopédicas

Tipos de palmilhas e suas indicações
Palmilha para calçado: conheça os tipos de palmilhas e suas indicações 3

Diferentemente das palmilhas comuns, as palmilhas ortopédicas têm um propósito maior para a sua utilização, elas são destinadas ao tratamento de problemas biomecânicos nos pés, e têm o objetivo de diminuir as dores, evitar problemas mais sérios na coluna e prevenir o surgimento ou o agravo de lesões.

A utilização das palmilhas ortopédicas deve ser feita através de prescrição médica, pois as mesmas são produzidas de acordo com a necessidade do paciente, trazendo em sua composição tecnologia de ponta, com vistas a oferecer grandes benefícios à saúde e melhorias ao bem-estar físico.

Jamais a palmilha ortopédica deve ser utilizada sem o devido acompanhamento médico. Por serem materiais feitos para o tratamento de problemas do pé, o uso indiscriminado pode causar sérios problemas à estrutura do pé e deformação na coluna.

Esse modelo de palmilha pode ser dividido em dois tipos ainda: funcionais e acomodativas. As palmilhas ortopédicas funcionais são feitas de materiais como plástico ou fibra de carbono. Já as acomodativas utilizam materiais de compressão em sua estrutura.

Palmilhas terapêuticas

Como o próprio nome já sugere, a palmilha terapêutica tem a função de proporcionar tratamento terapêutico, promover o relaxamento muscular e favorecer o equilíbrio da postura, ajudando a diminuir o cansaço e prevenir o aparecimento das famosas câimbras, que ocasionam muito desconforto aos pés e ao corpo todo.

Na fabricação das palmilhas terapêuticas, podem ser utilizados materiais como EVA e silicone, além de serem empregadas tecnologias que favorecem e estimulam a parte sensorial dos pés, estimulando a circulação sanguínea e o metabolismo.

Tal qual à palmilha ortopédica, as palmilhas terapêuticas também devem ser utilizadas sob prescrição e acompanhamento médico, para que a peça possa atuar de forma significativa na melhora do problema apresentado. Ela é feita sob medida e leva em consideração a anatomia do pé e funcionalidade de cada indivíduo.

Palmilhas para conforto

As palmilhas para conforto oferecem muitos benefícios para os pés, evitando e aliviando dores e desconforto nos membros. Isso porque essas peças têm a função de adequar o calçado ao pé. O seu uso é recomendado para pessoas que trabalham o dia todo em pé, visto que elas ajudam a diminuir a sensação de cansaço das pernas ao fim do dia.

Elas também são indicadas para pessoas que necessariamente precisam ter um cuidado a mais com as condições dos pés, como pessoas diabéticas.

As palmilhas para conforto são produzidas com espuma fabricada com material especial, que acomoda e adapta-se ao pé, proporcionando conforto e leveza ao pisar para evitar lesões.

Qual a cola certa para colar palmilha em calçado?

Conheça os tipos de palmilhas
Palmilha para calçado: conheça os tipos de palmilhas e suas indicações 4

Após saber quais são os tipos de palmilhas mais comuns utilizadas no setor calçadista, você deve estar se perguntando: “Qual cola usar para colar a palmilha no calçado?”, não é mesmo? 

A cola certa para colar palmilha de sapato vai depender do tipo de material da palmilha. Sendo assim, trouxemos 3 exemplos para servir de base na hora da confecção dos seus calçados, veja:

  • Palmilhas conformadas – de papelão: usa-se adesivos de CR para máquina de rolo.
  • Palmilhas de EVA – faz aspiração mecânica e usa o primer ou a linha SUV – que é sem reativação com luz ultravioleta (UV).
  • Palmilhas forradas – colagens diversas, geralmente colas de CR.

Em todo o caso, você pode entrar em contato com a nossa equipe técnica e solicitar um atendimento para saber qual a cola indicada para o seu projeto de palmilha para calçados, assim, você fará um trabalho certo com os materiais adequados e livre de erros.

A Quimicolla é uma referência quando o assunto é adesivos industriais. O que diferencia a Quimicolla de seus concorrentes é a sua dedicação incansável à qualidade e pesquisa. Cada produto da Quimicolla é rigorosamente testado, seguindo padrões internacionais como a certificação ISO 9001:2015, garantindo assim sua eficácia e segurança.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade