A madeira serve de matéria-prima para vários objetos que utilizamos no nosso dia a dia. Muito comum na criação de móveis, ela pode ser usada tanto para artesanatos, quanto em oficinas de marcenaria e em escala industrial.
Justamente por ter inúmeras indicações, também existem vários tipos diferentes de cola para madeira. Por essa razão, a seguir vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de adesivo e quais são os mais indicados para cada finalidade.
O que é cola para madeira e para que ela serve?
Como você já pode deduzir, a cola para madeira é indicada para unir materiais feitos de madeira. Mas, o que talvez você não saiba é que quando falamos sobre adesivos, podemos estar nos referindo a dois tipos diferentes de colas: as indicadas para colar madeira com madeira e as usadas para colar madeira com outros materiais, como:
- Madeira com tecido;
- Madeira com espuma;
- Madeira com papel.
Como escolher o melhor adesivo para madeira?
Como você pôde perceber, as colas para madeira podem ser indicadas para diferentes finalidades. Mas, cada uma tem suas próprias características. Sendo assim, como existem inúmeras opções disponíveis no mercado, é fundamental saber quais são suas necessidades, para comprar o adesivo certo.
Ou seja, no mínimo, você precisa saber:
- Qual é o tipo de material a ser colado;
- Qual será a funcionalidade do produto final.
Afinal, enquanto algumas colas oferecem secagem rápida, outras tem alta resistência de colagem. Além disso, também é possível encontrar produtos com maior resistência ao calor ou à umidade, por exemplo. E essas são apenas algumas das características que uma cola para madeira pode ter.
As linhas da Quimicolla para madeira
Na Quimicolla, você encontra diversas opções de cola para madeira, indicadas para diferentes fins. Nesse caso, precisamos destacar duas linhas:
- Quimifort: formada por adesivos à base de policloropreno (CR) ou borracha termoplástica, a linha Quimifort oferece alto rendimento, versatilidade de aplicação e não demanda reativação.
- Quimieco: formada por adesivos à base d’água, as colas da Quimieco são ecologicamente corretas e não prejudicam o meio ambiente. Além disso, essa linha também se destaca por contar com alto teor de sólidos, oferecer alto rendimendo, não ser inflamável e facilitar a limpeza durante a aplicação.
Nessas duas linhas, já é possível encontrar adesivos indicados para diferentes tipos de colagem. Se você está procurando uma cola para unir madeira com madeira, o adesivo Contato Madeira Especial ST é uma ótima opção. De cor clara, sem tolueno e com alta resistência à temperatura, ele garante uma resistência à colagem muito boa. Com relação à aplicação, ela demanda uma espátula dentada.
Mas, se você precisa colar madeira com papel, o adesivo Quimieco PVA Extra pode ser a melhor escolha. Com boa resistência à colagem, esta cola deve ser aplicada com pincel ou rolo. Em compensação, se o objetivo é encontrar uma cola que una espuma com madeira, o QUIMI SPRAY da Quimifort é o mais indicado. Com aplicação em pistola, ele oferece alta resistência de colagem.
E por fim, se você está buscando uma cola para madeira e tecido, a Quimifort 795 Spray pode te ajudar. Sua aplicação é pistolada, com pincel ou rolo, tem forte tack e excelente resistência à colagem.
Vale lembrar que esses são apenas alguns dos adesivos da Quimicolla indicados para colagem de madeira. Se você quiser conhecer mais opções, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.
Como é feita a colagem de madeira?
Não basta apenas comprar a cola para madeira ideal. Se você quer garantir alta qualidade no produto final e evitar a descolagem, é fundamental ter atenção na hora da colagem. Sendo assim, existem algumas dicas que você precisa seguir para evitar qualquer tipo de problema nesse processo. As principais, são:
- Use o acessório correto: o tipo de acessório usado para a aplicação da cola para madeira varia conforme o tipo do adesivo e a superfície. Sendo assim, é fundamental sempre seguir as recomendações do fabricante.
- Prepare as superfícies: preparar a madeira é essencial para garantir uma colagem perfeita. Por isso, você deve lixar ou aspirar as peças a serem coladas. Dessa forma, qualquer tipo de impureza (resina, tinta, oleosidade, sujeira e oxidação) será removido da superfície. Consequentemente, somente as fibras da madeira ficarão expostas, aumentando a aderência ao substrato.
- Evite excessos: se a quantidade de cola aplicada for exagerada, isso pode prejudicar a colagem. Lembre-se que uma fina camada é suficiente para garantir a colagem perfeita.
- Mantenha as peças pressionadas: Após a aplicação da cola para madeira, mantenha as duas superfícies pressionadas, uma contra a outra. Se necessário, utilize uma braçadeira para essa função. Vale lembrar que as peças não devem ser movidas durante o tempo de secagem recomendado.
- Respeite o tempo de secagem: o tempo de secagem ideal varia conforme a temperatura e o tipo de cola. Você sempre poderá encontrá-lo em nossas embalagens. E se tiver alguma dúvida com relação ao assunto, nossos especialistas estão sempre prontos para te ajudar.
Esperamos que, após esse conteúdo, você já tenha solucionado suas principais dúvidas com relação à cola para madeira. Mas, se quiser se aprofundar no assunto, aproveite para conferir o nosso ebook “Tripé da escolha da cola: um guia completo para você acertar na escolha da cola para móveis”. Clique aqui e acesse.