BLOG

Aprenda a colar piso vinílico adequadamente

Publicado em

O piso vinílico é um tipo de revestimento que caiu no gosto dos arquitetos e designers de interiores e tem conseguido cada vez mais espaço nas construções dos brasileiros. Tal sucesso se deve aos vários benefícios oferecidos pelo produto, como: conforto acústico e térmico, alta resistência, entre outros.

Apesar de parecer ser um processo rápido e descomplicado, colocar piso vinílico necessita de muita atenção a detalhes que podem fazer total diferença no resultado.

Pensando nisso, a Quimicolla preparou este conteúdo para te ajudar com um passo a passo de como colocar piso vinílico adequadamente. Veja! 

O que é piso vinílico?

O piso vinílico é um revestimento composto por PVC ou cloreto de vinila, sendo um produto com diferenciais que agregam valor ao ambiente, como ótima durabilidade e resistência à água. 

Versátil, prático e funcional, o piso vinílico é indicado para todos os tipos de ambientes, mas principalmente para quartos e salas por causa da sua capacidade de transmitir a sensação de calor e conforto ao local.

Quando comparado a outros tipos de revestimentos, o piso vinílico se destaca por ser considerado um produto sustentável e por ser uma alternativa mais acessível.

Quais são as vantagens de utilizar piso vinílico?

Vantagens piso vinilico
Aprenda a colar piso vinílico adequadamente 4

Instalação rápida e fácil

Obras e reformas são sempre associadas a quebra-quebra, muita sujeira e gastos excessivos. No entanto, o usar piso vinílico apresenta um processo rápido, simples e limpo, visto que esse tipo de revestimento vem em placas ou réguas que são coladas no contrapiso.

Conforto acústico

Uma das grandes vantagens do piso vinílico é seu isolamento acústico, que proporciona mais tranquilidade para o ambiente. Isso porque esse revestimento tem a capacidade de absorver o som causado pelo impacto do caminhar. 

Conforto térmico

Diferentemente dos outros tipos de pisos, o piso vinílico proporciona maior conforto térmico, seja qual for a estação. Essa capacidade se deve ao fato de que o vinílico é um piso atérmico, ou seja, não é influenciado pela temperatura exterior, mantendo sempre uma temperatura agradável. 

Resistência a manchas

E para quem não gosta das manchas deixadas pelos sapatos, saiba que com o piso vinílico você se livrará desse problema em sua casa. A facilidade na remoção desse tipo de mancha dos pisos vinílicos é muito prática e rápida, não necessitando de produtos específicos para esse tipo de procedimento.

Fácil manutenção

Outra grande vantagem do piso vinílico está relacionada à manutenção, pois se tratando desse tipo de revestimento, saiba que ele é super resistente e não exige muita manutenção. Caso ocorra algo que prejudique a qualidade do piso, basta fazer a substituição da placa ou régua.

Após saber todos os benefícios de ter um piso vinílico, agora vamos aprender como colocar piso vinílico adequadamente.

Passo a passo de como colar piso vinílico adequadamente

Separe os materiais e equipamentos necessários

Cola para piso vinilico - quimifort
Aprenda a colar piso vinílico adequadamente 5

Pode até parecer bobagem, mas o primeiro passo para a colocar piso vinílico adequadamente é separar todos os materiais e equipamentos necessários para a colagem. Sendo assim, preparamos um checklist para você não se perder e ter tudo o que precisa para começar a colar o seu piso vinílico:

Adesivo para colar piso vinílico;

– Desempenadeira dentada;

– Misturador;

– Espaçador;

– Rolo fura-bolhas;

– Aplicador de cola;

– Espátula;

– Lápis;

– Estilete;

– Trena;

– Giz de linha;

– Vassoura;

– Compressor manual;

– Máscara e luvas.

Aplique a massa niveladora

Após separar todos os equipamentos, o segundo passo é fazer o nivelamento do local que receberá o piso vinílico. Esse processo é fundamental para a estética do ambiente, pois colocar piso vinílico em local com problemas afetará o resultado, impactando no acabamento do revestimento.

Para nivelar o piso com imperfeições, utilize massa niveladora, um produto que serve para tapar buracos e corrigir ondulações.

Faça a limpeza do contrapiso

O passo seguinte é fazer a limpeza do contrapiso para receber o piso vinílico. Esse passo é fundamental para que o processo de colagem do material seja adequado e depois não ocorra a descolagem. 

Marcação do local e corte do piso vinílico

Com o contrapiso preparado, a próxima etapa é fazer as marcações do ambiente. Esse processo é fundamental para te guiar na hora de colocar o revestimento, ou seja, você terá uma perspectiva de como dispor as placas e se haverá a necessidade de cortá-las. 

Aplique a cola e vá instalando o piso vinílico

Por fim, é o momento de instalar o piso vinílico. Assim, comece espalhando a cola com ajuda de um rolo de pintura ou espátula. Em seguida, vá aplicando as réguas do revestimento rente à parede. 

Uma dica para instalar as placas de piso vinílico adequadamente é não tentar colar a régua toda de um vez. É preciso ter cautela na hora de aplicar esse tipo de revestimento para não ter problemas depois.

Dúvidas frequentes 

Cola-para-piso-vinilico
Aprenda a colar piso vinílico adequadamente 6

1) Qual é a cola para piso vinílico mais indicada?

 QUIMIFORT 7013 – um adesivo de cor âmbar para colagens de laminados decorativos, pisos melamínicos, madeiras, couros, espumas, carpetes. Maior resistência à temperatura.

2) É possível colar todo tipo de piso vinílico ou deve ser um material base específico?

 Sim, é possível colar todo tipo de piso vinílico

3) Tem que esperar quanto tempo pra cola secar adequadamente?

 O tempo de secagem da cola pode variar, pois cada cola tem sua característica, algumas colas têm secagem rápida, outras mais lentas. Sendo assim, sempre olhe a ficha técnica do produto ou peça indicação a um dos nossos técnicos.

4) Como saber a quantidade de cola necessária para cada m²?

Para saber a quantidade de cola necessária para cada m², é preciso verificar a porosidade do material e do local onde vai ser colado; a quantidade de adesivo que vai ser aplicada e a ferramenta que será utilizada para aplicar (pincel ou espátula), pois a espessura do filme de adesivo é o que vai determinar a quantidade de cola necessária para cada m².

Para materiais porosos, a espessura do filme de adesivo será maior e, consequentemente, a quantidade de cola por m² será menor e vice-versa. É importante saber que uma quantidade muito grossa ou muito fina do filme de adesivo irá influenciar diretamente no resultado do processo. 

Agora que você sabe como colocar piso vinílico adequadamente, que tal conferir tudo o que a Quimicolla pode fazer por você e pelo seu negócio?

Entre agora mesmo no nosso site e confira todo o material que a gente já produziu e que pode te ajudar a progredir em seu negócio, seja moveleiro, calçadista, automotivo, entre outros.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade