BLOG

O que você precisa saber para fazer a colagem perfeita de móveis

Confira quais são as colas mais indicadas para marcenarias e o que você precisa fazer para garantir a colagem perfeita de móveis.
Publicado em


Shutterstock 1022738455 min

O que você precisa saber para fazer a colagem perfeita de móveis

Confira quais são as colas mais indicadas para marcenarias e o que você precisa fazer para garantir a colagem perfeita de móveis.

A principal matéria-prima do setor moveleiro é sem dúvida a madeira. Nesse sentido, a marcenaria pode ser considerada uma arte. A capacidade de construir móveis do zero, tendo a madeira como principal insumo, é uma habilidade apreciada há muitos anos. Inclusive, a marcenaria é uma das profissões mais antigas da sociedade.

De lá para cá, essa profissão evoluiu muito, assim como as demandas dos consumidores. Mais do que produtos úteis, os clientes têm altas expectativas com relação à beleza e qualidade dos móveis. E para garantir uma alta durabilidade, é fundamental utilizar insumos de qualidade. Isso inclui a decisão sobre o adesivo ideal.

Na Quimicolla, existem inúmeras opções de colas, indicadas para diferentes colagens com madeira. Neste texto, vamos te contar quais são as principais indicações dos nossos adesivos, além de dar dicas para garantir uma colagem duradoura.

O que será colado?

Um dos principais fatores que influenciam na escolha da cola ideal é o material a ser colado. Pode não parecer, mas na marcenaria, há grande variedade nesse quesito. É claro que o adesivo deve ser indicado para madeira. Mas essa madeira pode ser colada com outra madeira, espuma ou tecido e é justamente esse outro material que influenciará na decisão.

É claro que a Quimicolla conta com produtos para atender todas essas possibilidades e a seguir estão alguns exemplos da nossa gama de adesivos, da linha Quimifort e Quimieco.

  • Colagem de madeiras: contato madeira ST SP e contato madeira especial;
  • Colagem de madeira com papel: Quimieco PVA extra
  • Colagem de espuma com madeira: SP 450/100, SP 450, SP 795, SP 793 e SP 794 e Quimi spray;
  • Colagem de tecido com madeira: SP 450/100, SP 450, SP 795, SP 793 e SP 794

Vale ressaltar que cada cola possui diferentes resistências de colagem, aplicações e outras particularidades. Há aquelas que são resistentes ao calor, outras têm forte tack ou são mais indicadas para materiais claros. Por essa razão, é fundamental estar atento a todas essas características para garantir que você fará a melhor escolha para sua marcenaria.

Como fazer a colagem perfeita?

Nós já te mostramos alguns exemplos de produtos que podem ser utilizados na colagem de móveis com madeira. Mas, para garantir a colagem perfeita, apenas a escolha do adesivo não é suficiente. Também é preciso estar atento a outros fatores que podem evitar a descolagem do móvel.

Preparação da madeira

Para garantir uma colagem perfeita é fundamental preparar a madeira. Ou seja, você deve lixar ou asperar a peça para que as fibras da madeira apareçam na superfície. Afinal, essas técnicas retiram todas as impurezas da madeira, como tintas, resinas, sujeira, oleosidade, oxidação, etc.

Umidade da madeira

Você sabia que o nível ideal de umidade de uma madeira é entre 7% e 10%. Essa preocupação é válida tanto para colagens que envolvem duas peças de madeira, quanto para unir a madeira com outros materiais.

Modo de aplicação

Dentro da marcenaria, cada material tem suas especificidades e por essa razão, o método de aplicação pode mudar conforme os insumos a serem colados. Para garantir uma aplicação uniforme, pode ser preciso utilizar pincel, rolo, pistola ou espátula dentada.

Tempo de secagem

Outro fator decisivo para evitar a descolagem é respeitar o tempo de secagem. Esse é, inclusive, um dos principais motivos da descolagem em móveis. Por isso, esteja atento ao tempo informado na ficha técnica do produto e mantenha o móvel imóvel durante esse período.

5 razões para escolher a Quimicolla

Como você pôde perceber no início deste texto, a Quimicolla oferece uma grande variedade de adesivos para a marcenaria. Mas, é claro que essa não é a única razão que faz com que nossos clientes deem preferência aos nossos produtos.

Nós sabemos que a escolha dos fornecedores é uma das decisões mais importantes dentro de qualquer negócio. Vários são os fatores que devem ser considerados nessa tomada de decisão. E como a confiança e a transparência são dois valores que fazem parte da tradição da Quimicolla, a seguir vamos te mostrar 5 razões para você optar pelos nossos produtos.

  • Qualidade certificada

Todo o processo de fabricação da Quimicolla é altamente rigoroso. Prova disso é que todos os produtos da empresa contam com certificação ISO 9001:2015.

  • Produtos testados

Você nunca vai receber um adesivo Quimicolla que não foi testado. Aqui, todos os lotes precisam ser aprovados em mais de uma etapa de testes antes de serem embalados e comercializados.

  • Garantia

Você sabia que a Quimicolla mantém uma amostra de cada um dos seus produtos durante o tempo de validade de cada lote? Dessa forma, podemos analisar o adesivo comercializado e oferecer informações precisas ao cliente.

  • Atendimento especializado

Quem entra em contato com nossos especialistas recebe uma verdadeira consultoria. Além de tirar todas as suas dúvidas, nossa equipe está sempre preocupada em compreender todas as necessidades do cliente, para poder ajudá-lo a escolher o adesivo ideal.

  • Faturamento e entrega rápidos

Na Quimicolla, todos os pedidos feitos até às 15h são faturados no mesmo dia. Esse fator, juntamente com a localização estratégica da empresa, contribui para que a Quimicolla tenha a entrega mais ágil do setor.

Esperamos que ao final desse texto, você já tenha uma boa ideia de qual é a cola mais indicada para o seu móvel. Mas, se você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, o nosso ebook “Tripé da escolha da cola: um guia completo para você acertar na escolha da cola para móveis” pode te ajudar.

Clique aqui e acesse!

Para fazer uma compra certa e segura e saber mais detalhes sobre a linha de adesivos para o setor calçadista, clique aqui e entre em contato com a equipe Quimicolla.

Parceria sem descolagem: como fazer uma avaliação de fornecedores na indústria

Descubra quais são os fatores mais importantes na hora de fazer uma avaliação de fornecedores e garanta uma linha de produção mais eficiente.

Leia no blog

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade