quimisolv solventes industriais

Quimisolv: solventes industriais para qualidade na colagem

Saiba tudo sobre os solventes industriais da Quimicolla e descubra qual é a opção mais indicada para garantir a mais alta qualidade na sua linha de produção.

A Quimicolla se orgulha de possuir uma grande variedade de produtos. Afinal, são mais de 200 opções de adesivos e solventes industriais indicados para suprir as necessidades dos setores automotivo, náutico, calçadista, moveleiro e da construção civil.

Mas nós também sabemos que essa grande variedade pode acabar complicando um pouco a tarefa de escolher o produto ideal para a sua linha de produção. Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre uma das nossas principais linhas: a Quimisolv.

A seguir, você vai descobrir quais produtos compõem essa família e quais são suas indicações.

A linha Quimisolv

A primeira coisa que você precisa saber é que os produtos da linha Quimisolv não são adesivos. Na verdade, os produtos dessa linha são solventes industriais, cuja função é potencializar e auxiliar na colagem e na finalização do produto final.

Ou seja: eles garantem uma ancoragem melhor, especialmente quando aplicados junto com os adesivos da Quimicolla.

Eles podem ser divididos em cinco categorias:

quimisolv solventes industriais

Vamos falar mais sobre cada uma delas na sequência. Mas, antes disso, precisamos perguntar: você sabe o que são os solventes industriais?

O que são os solventes industriais?

Os solventes industriais são líquidos que tem como propriedade dissolver substâncias sem alterar a estrutura molecular ou sua natureza química.

Podem ser utilizados puros ou também em uma solução (mistura homogênea entre duas substâncias), oferecendo uma grande vantagem e uma boa diversidade de aplicações.

A produção dessas soluções é indispensável para algumas cadeias produtivas. Afinal, dentre as suas principais funções se destacam:

Ação de limpeza em superfícies com resistência à remoção;

Lubrificação de máquinas e equipamentos;

Proteção dos locais onde são aplicados, dependendo do tipo e da necessidade.

Alguns dos solventes industriais utilizados são:

De maneira geral, eles possuem propriedades similares, como: alta volatilidade, solubilidade, diluentes, dispersantes e solubilizantes.

Além disso, é importante destacar que apresentam perigos como a inflamabilidade, que pode ser gerada através de faíscas ou até mesmo por combustão, (entram em ignição em temperaturas não muito altas). Por isso, devem ser mantidos longe do calor.

Solventes Limpadores

Como o nome sugere, os solventes industriais limpadores são indicados para a limpeza de superfícies e equipamentos. Com eles é possível remover manchas e resíduos com maior facilidade, aumentando a produtividade da operação e garantindo uma melhor fixação do adesivo.

Confira a seguir alguns dos produtos da linha Quimisolv com essas características.

solventes industriais quimisolv

Solventes Diluentes

A principal função dos solventes diluentes é a diluição do adesivo, deixando-o mais fluido, quando o mesmo está muito viscoso. Vale ressaltar que os diluentes da Quimisolv preservam todas as propriedades do adesivo, garantindo a qualidade do produto final.

Os solventes diluentes também podem ser utilizados para limpezas ao final do processo. Veja algumas opções da nossa linha na tabela a seguir. 

Primers

O grande objetivo de um primer é fazer a ligação entre o substrato e a cola. Nesses casos, o primer auxilia a fixação e/ou aderência do adesivo com o material a ser colado.

Alguns primers de nossa linha você encontra na tabela abaixo, mas vale lembrar que temos diversos outros primers em nosso portfólio.

solventes industriais quimisolv

Reticulantes

Os reticulantes têm a função de melhorar as propriedades dos adesivos. Ou seja, aumenta a resistência à temperatura, à água (hidrólise) e à resistência final do adesivo, assim como melhora a adesão a superfícies com alto teor graxo.

Normalmente é utilizado em torno de 3% sobre o peso total da solução. Dependendo de alguns casos, pode ser adicionado entre 1 a 5%, mas, acima dessa concentração, o filme pode se tornar muito rígido, tornando-o quebradiço.

Abaixo estão duas opções dentre as diversas que temos em nosso portfólio de reticuladores:

Halogenantes

Os halogenantes são um tipo de primer à base de substância orgânica clorada, no qual é dissolvida em solventes também orgânicos.

Isso faz com que sua principal função na colagem seja alterar a carga elétrica superficial dos substratos de borracha e TR, tornando-a compatível com os filmes de poliuretano

Alguns dos halogenantes da Quimicolla são:

solventes industriais quimisolv

Esperamos que fique um pouco mais fácil escolher qual é o produto Quimicolla ideal para a sua empresa.

Se ainda tiver dúvida, não se preocupe. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar! Basta clicar aqui e solicitar o atendimento.

+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO