adesivo de poliuretano

Adesivo de poliuretano: o que é e para que serve

Versátil e com excelente aderência, o adesivo de poliuretano é utilizado nos mais variados setores e pode ser a opção ideal para o seu produto.

Criado para substituir a borracha, o adesivo de poliuretano é um dos mais utilizados na indústria atualmente. Extremamente versátil e com alto custo-benefício, ele é usado por diferentes setores para fazer a colagem e vedação de materiais.

Mais de três quartos do consumo global de poliuretano são na forma de espumas, com os tipos flexível e rígido grosseiramente iguais quanto ao tamanho de mercado. Contudo, este tipo de polímero também pode ser usado como selante para a indústria da construção civil

Mas, será que ele é indicado para a sua fábrica? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse produto.

O que é?

adesivo de poliuretano quimicolla

O adesivo de poliuretano é um produto utilizado na montagem, manutenção e impermeabilização em diferentes setores. Indicado principalmente para colagem e vedação, esse selante impede que o ar, água e qualquer outra substância entre ou saia da estrutura.

Essa ação é possível devido sua rápida polimerização quando entra em contato com a umidade do ar. Vale lembrar que a polimerização nada mais é do que um processo químico que combina moléculas menores (monômeros), formando macromoléculas (polímeros). 

Dentre as principais características do adesivo de poliuretano, se destaca principalmente sua alta resistência. Ele, inclusive é resistente à:

Água;

Condições climáticas;

Envelhecimento;

Ação de outras substâncias químicas.

Outras características importantes desse produto, são:

Para que serve o adesivo de poliuretano?

Os adesivos de poliuretano, como os da linha Quimifix, são usados especialmente para alto desempenho de aderência em trabalhos de madeira. Por sua resistência à água, também é bastante difundido no segmento automotivo — principalmente para a montagem de vidros frontais e traseiros dos carros.

Além disso, ele é comumente utilizado também para a montagem de painéis de isolamento térmico, fazendo a união da madeira, poliestireno expandido, espuma de poliuretano e aço. Estes materiais são conhecidos como “sanduíche de substratos” e os painéis são largamente utilizados na montagem de câmaras frigoríficas e baús de caminhões com refrigeração.

A seguir, estão alguns exemplos de como e onde o adesivo de poliuretano pode ser utilizado.

Madeira

adesivo de poliuretano madeira

Por ser resistente à água, o adesivo de poliuretano é excelente para unir diferentes materiais com a madeira. No setor moveleiro, por exemplo, seu uso é indicado na estrutura, acabamento ou na colagem de peças decorativas.

Carros

Devido à sua boa adesão em ferro, aço inox, alumínio e peças que passaram por tratamentos galvânicos, o adesivo de poliuretano é bastante popular no setor automotivo. Indicado para montagem e reparo de veículos, ele é muito utilizado na montagem de vidros frontais e traseiros dos carros.

adesivo de poliuretano carro

Painéis de isolamento térmico

Outra aplicação comum do adesivo de poliuretano é na montagem de painéis de isolamento térmico, especialmente em câmaras frigoríficas e baús de caminhões com refrigeração.

Barcos

No setor náutico, o adesivo de poliuretano é usado principalmente para montagem e manutenção de barcos. Além disso, ele também pode atuar como impermeabilizante e na calefação.

barcos

Casas

Pátios

Na construção civil, o adesivo de poliuretano atua principalmente como selante. Por essa razão, é muito utilizado para adesão, vedação e acabamentos. Bastante versátil, ele adere bem ao tijolo, concreto, telhas, pedras naturais e sintéticas, azulejos, cerâmicas, vidros, entre outros.

Quimifix: linha de adesivos à base de poliuretano

A Quimifix é uma das linhas de produtos da Quimicolla, formada exclusivamente por adesivos à base de poliuretano (PU). Com qualidade certificada pelo Sistema de Qualidade ISO 9001:2015, os produtos da Quimifix possuem excelente desempenho.

Dica de leitura:

O que é ISO 9001 e como afeta a qualidade das colas industriais?

Com uma vasta área de atuação, a Quimifix é primordialmente recomenda nos segmentos automotivo, calçadista e náutico.

Isso se deve ao fato de possuir variedade no sentido de baixa, média e alta viscosidade. Além disso, são aplicados a pincel, máquina de rolos e pistola, indicados para diversos tipos de colagens como:

A Quimicolla possui produtos que não precisam de reativação, usados para materiais mais sensíveis ao calor como forro em cabedal e verniz. Nesse sentido, os adesivos Quimifix possuem como principal característica em relação aos sistemas convencionais a distribuição uniforme das cargas e tensões sobre a área total da união, além da resistência à flexão e vibração.

Saiba mais sobre a Quimifix

quimifix adesivo de poliuretano

Quer saber mais sobre a linha Quimifix, da Quimicolla? Clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe técnica e garantir sua amostra. Nossos especialistas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o adesivo ideal para o seu produto!

+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO