De fabricantes a clientes, público feminino movimenta o mercado no Brasil

Há exatos 46 anos, o dia 8 de março foi oficializado internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma data dedicada ao reconhecimento da luta das mulheres pela igualdade de gênero em nossa sociedade, remetendo às manifestações e protestos realizados no início do Século XX por mulheres norte-americanas que trabalhavam nas fábricas e exigiam seus direitos. Em quase meio século desde a primeira vez que o Dia Internacional da Mulher foi celebrado, muita coisa mudou. Hoje, as mulheres ocupam espaços que antes eram dominados por homens e vêm cada vez mais se destacando em alguns ramos da indústria e do comércio, como é o caso do setor calçadista.

Não é novidade para ninguém que o maior mercado consumidor de calçados no Brasil é formado por mulheres. Um estudo realizado em 2019 pela Kantar Worldpanel, a pedido da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), revelou que o segmento feminino de calçados apresentou uma variação positiva de 17,8%, em valor, em relação ao ano de 2018 e que as mulheres foram as que mais frequentemente compraram calçados no país. Outro dado, levantado pela companhia de seguros GoCipare, indica que uma mulher que vive 67 anos, gasta ao longo da vida, em média, R$ 44 mil em sapatos.

Se por um lado são as mulheres que movimentam o mercado de consumo de calçados brasileiro, por outro lado, também são elas que ocupam grande parte dos postos de trabalho que envolvem o setor. Não há indicadores nacionais que apontem o número exato de profissionais do sexo feminino que atuam no segmento, mas é fácil de identificar um grande número de mulheres trabalhando nas linhas de produção, no design criativo dos modelos, nas áreas administrativas das fábricas, na publicidade direcionada à venda dos calçados e nas lojas de rua e dos shoppings, isso sem contar nas inúmeras empresas que compõem a cadeia de distribuição e fornecimento de matéria-prima. 

Em resumo, é para as mulheres que grande parte dos modelos e estilos de sapatos, botas, sandálias e tamancos são desenhados e desenvolvidos, e é devido ao trabalho delas que também é possível que todos os dias cheguem mais e mais modelos e estilos novos de calçados nas prateleiras das lojas.

 

Quimicolla: um time liderado e formado por mulheres

A Quimicolla também faz parte dessa grande cadeia de fornecedores que movimenta o setor calçadista no Brasil, oferecendo diversas linhas de colas adesivas que são utilizadas em diferentes etapas da montagem e acabamento dos mais variados estilos de calçados, e se orgulha de ter um time formado por mulheres fortes, competentes e comprometidas.

Para começar, a empresa foi fundada por uma mulher, Joyce Dayana Setti, que atualmente ocupa o cargo de Diretora Financeira e sempre esteve à frente do negócio, liderando as equipes e buscando maneiras de fortalecer o negócio. Além dela, outras mulheres também ocupam cargos de liderança nas áreas Financeira, de Recursos Humanos, Comercial e Marketing da Quimicolla. Em alguns setores, as equipes são formadas quase que exclusivamente por mulheres, como é o caso do RH, do Compras e do Comercial.

Assim como ocorre na indústria calçadista, na Quimicolla as mulheres também estão à frente do desenvolvimento e fabricação dos produtos, tanto que a Química Responsável técnica da empresa é uma mulher. É um time feminino que trabalha muito todos os dias para que o setor calçadista continue crescendo e que ajuda a garantir que os produtos sejam fabricados cada vez com mais qualidade, estilo e conforto para as clientes.

E é por tudo isso que neste Dia Internacional da Mulher a Quimicolla agradece e parabeniza todas as mulheres que trabalham no setor calçadista, seja na produção, no fornecimento de colas adesivas e outros insumos para fabricação ou ainda na venda e distribuição dos diversos tipos de calçados.

Esperamos que este mercado cresça ainda mais e traga inúmeras oportunidades de trabalho e de crescimento profissional para outras mulheres. Se você gostou dessas novidades e também acredita no potencial da mulher e do setor calçadista, acesse o site e conheça um pouco mais sobre a nossa história e nossas famílias de adesivos.

Institucional
+55 (48) 3265-4477
+55 (48) 99185-5293
quimicolla@quimicolla.com.br
Rod. SC 410 - KM 17
São João Batista - SC
PRODUTOS POR SEGMENTO