BLOG

Gerenciamento da produção: Dicas para alcançar melhores resultados

Publicado em

É por meio do gerenciamento da produção, seguindo propósitos, princípios e valores pré-estabelecidos que uma empresa realiza seus objetivos e metas. Gerenciar é saber o que fazer e como fazer, de maneira eficiente e barata. Esse processo tem se estabelecido em muitas indústrias, devido à alta competitividade do mercado. A tendência é que as empresas busquem repensar seus processos e se renovar continuamente, para se destacar em meio a concorrência e otimizar os resultados.

Na indústria, qualquer descompasso nas etapas produtivas pode comprometer a produção e gerar desperdícios que afetam o bom uso dos recursos, entre outros problemas que atrapalham a fluidez das rotinas de trabalho. Pensando nisso, separamos uma lista com dicas que podem te ajudar a fazer um bom gerenciamento da produção.

Planejamento

O primeiro passo para desenvolver um gerenciamento da produção de qualidade, é definir um planejamento detalhado dos processos da empresa. Essa etapa requer a criação de um documento escrito, prevendo qualquer situação que possa vir acontecer. Busque alternativas potenciais de ação que satisfaçam os objetivos da empresa. É essencial avaliar os meios disponíveis para pôr essas alternativas em prática. O bom planejamento permite ao empresário alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir os custos e aumentar a lucratividade do negócio.

Comunicação e Treinamento

De nada adianta criar um excelente planejamento, com um sistema e toda uma metodologia ideal para seus negócios se sua equipe não seguir esta estratégia. Para obter um retorno dos funcionários é importante manter uma comunicação clara desta nova rotina. Depois disso, invista em treinamentos. Dessa forma, o funcionário terá contato com as instruções tanto em um momento reservado (offline) quanto no dia a dia de trabalho. Isso é importante para deixar o período de adaptação às novas rotinas mais fácil e rápido. Ao treinar o profissional terá menos resistência e perceberá de forma mais prática o que deverá fazer para colocar o sistema em funcionamento.

Responsabilidades e Metas

Outro passo importante para executar um bom gerenciamento da produção é a definição de objetivos. Isso é essencial, porque sem um direcionamento claro é difícil entender onde a empresa quer chegar e como alcançar resultados mais expressivos. Defina quais são as atribuições, demandas e metas de cada setor. Com essas informações em mente, fica mais simples elaborar estratégias para elevar os índices de produtividade e reduzir erros e desperdícios, por exemplo.

Integração

O seu gerenciamento da produção não acontece sem a participação direta dos colaboradores. Um erro cometido muitas vezes, é acreditar que cada setor deve cuidar de suas atribuições isoladamente, sem perceber que tudo está, na verdade, interligado: a logística precisa trabalhar com o comercial para alinhar as entregas do que foi vendido, assim como o departamento de compras deve saber o quanto de insumo deve encomendar do fornecedor para não gerar falta ou desperdício. Assim, promova uma maior integração entre todos os seus profissionais e capacite-os para que eles saibam cada vez mais sobre mercado e práticas industriais.

Tecnologia

Manter tudo nos trilhos demanda um trabalho árduo, planejamento eficiente e muita organização, mas isso pode ser mais simples se você apostar em ferramentas gerenciais. No mercado, você encontra softwares que costumam economizar tempo ao processar as informações de maneira prática, disponibilizado os dados de forma amigável e evitando que o time envolvido enfrente horas e horas de trabalho com planilhas. Alguns softwares além de otimizar a administração de produção, a partir do estabelecimento de metodologias que permitam o melhor uso das matérias-primas, ainda integram os módulos de estoque, recebimentos, engenharia e controle de produção, entre outros, para uma visão sistêmica dos processos.

Monitoramento

Monitorar os resultados é outra atitude primordial para o gerenciamento da produção. É imprescindível fazer um acompanhamento constante para avaliar se tudo está indo como o previsto ou se é necessário realinhar as estratégias adotadas. É possível estipular algumas métricas, que devem ser escolhidas ou criadas de acordo com a área de atuação da empresa, o público e o tipo de produto que é produzido. Esses números poderão dar respostas conclusivas à gestão, tornando possível saber se os resultados estão conduzindo o negócio a alcançar os seus objetivos.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade