BLOG

Conheça a linha de solventes Quimisolv

Publicado em

Estudos apontam que os primeiros solventes utilizados foram os hidrocarbonetos, como a terebintina que era extraída da madeira e o etanol de processo de fermentação. Isto data das antigas civilizações grega e romana. Ou seja, a aplicação destas substâncias vêm de vários períodos da história e com o avançar da tecnologia se tornaram cada vez mais importantes. Hoje a Quimicolla vai apresentar a sua linha de solventes Quimisolv.

Atualmente os solventes se tornaram um produto que pode ser utilizado em diversos setores e mercados. Nesse sentido podemos citar de exemplo: adesivos, tintas e vernizes, processos químicos, produtos de limpeza, farmacêutico e tintas de impressão. Os solventes são empregados por todos os tipos de indústrias para processar, manufaturar e formular produtos. No caso da linha Quimisolv, eles se enquadram melhor no processo de ancoragem quando aplicada juntamente com os adesivos Quimicolla. É claro que precisa-se ficar atento às especificidades de cada um e das necessidades do usuário.

Para os adesivos a base de solventes, caso da linha Quimisolv, os sistemas em solução podem ser de um ou dois componentes. Os adesivos de dois componentes reativos utilizando solvente são semelhantes aos adesivos líquidos reativos com 100% de sólidos. Nestes tipos, o uso de solventes destina-se a diminuir a viscosidade dos componentes e facilitar o processamento.

Antes de tudo, os solventes são agentes químicos ou a mistura líquida destes com capacidade de dissolver outro material de utilização industrial. Nesse sentido, normalmente eles se encontram no estado líquido e à temperatura ambiente. Assim, ficam aptos a dissolver, suspender ou extrair substâncias, sem alterá-las quimicamente. As soluções que formam o solvente são obtidas através de uma mistura de dois componentes sólidos, líquidos ou gasosos. Portanto, quando os componentes se misturam, arbitrariamente o componente em excesso molar é considerado solvente.

Eles ainda são classificados em três grandes classes que são: aquosos, não-aquosos e orgânicos. O tipo orgânico é aplicado para um grande grupo de compostos contendo carbono e que são recomendados para o uso industrial, além de serem propícios como meio para síntese química. Os tipos não-aquosos englobam substâncias inorgânicas e alguns compostos contendo carbono de baixo peso molecular, tais como ácido acético e metanol. E os tipos aquosos são uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias e a de maior quantidade é a água.

Tipos de solventes da linha Quimisolv

Quimisolv tipo limpadores: – limpa e remove não requerendo muito esforço na execução da limpeza e facilitando desta maneira a operação de limpeza e manutenção, não deixando resíduos ou manchas.

Quimisolv tipo primer: A principal função do primer é uma ligação adequada entre o substrato e a camada subsequente do acabamento. Além disso, eles também deveriam ter a função de selante de madeira e fornecer alguma resistência adicional a intempéries durante o período que antecede o final do acabamento.

Quimisolv tipo diluentes: Tem a função de diluir e deixar mais fluido o verniz preservando as propriedades do mesmo. Observação: Os diluentes podem ser utilizados para a limpeza, mas os solventes jamais devem ser utilizados na a diluição.

Quimisolv tipo reticulantes: Nos adesivos de um componente feitos com TPU’s, as propriedades podem ser melhoradas pela reticulação com poliisocianatos. Os produzidos com policaprolactonas copoliésteres, apresentam alta resistência à hidrólise, alta cristalinidade e melhor solubilidade em acetona e outros solventes menos agressivos ao meio ambiente (solventes verdes), em comparação com outros tradicionalmente usados como os poliadipatos.

Halogenantes – Passam por um processo de cloração. Assim, eles acabam adquirindo muitas qualidades. Nesse sentido, a quantidade de líquido que dissolve é um pouco diferente, e os solventes halogenados podem ter um aroma mais pungente do que outros.

A Quimicolla Adesivos atende os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e da construção civil. Fundada em 2005, possui uma equipe técnica capacitada, além de modernos laboratórios, para suprir todas as necessidades dos clientes. Também proporciona apoio técnico e desenvolvimento de novos adesivos e solventes industriais. Além disso, a empresa atua de forma ambientalmente responsável e preza pela saúde e a segurança dos colaboradores e clientes.

Com excelência em qualidade no segmento de adesivos e certificação do Sistema de Qualidade ISO 9001:2015 a Quimicolla demonstra o comprometimento com a qualidade de seu trabalho. Além disso, dispõe de uma ampla linha de produtos, que são Quimifix, Quimifort, Quimihot, Quimisolv e Quimieco.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade