BLOG

Como evitar que a cola para calçados resseque?

Publicado em

Um dos maiores problemas relatados pelos profissionais do setor calçadista é o problema enfrentado na hora de armazenar adequadamente a cola para sapato, evitando que a mesma resseque na embalagem. 

Por isso, selecionamos 5 dicas de como armazenar a cola adequadamente e evitar que ela resseque na embalagem. Assim, você poderá prolongar a vida útil do seu produto e tirar o máximo proveito do adesivo, além de economizar muito. Veja!

Tampe corretamente a embalagem

Pode parecer a instrução mais simples que você já escutou, mas quantas vezes você já esqueceu a embalagem de cola aberta após utilizá-la? Pois é, você é mais um no meio de muitos profissionais que já se esqueceram de tampar a embalagem de cola depois do uso.

Essa é a primeira recomendação que vem nas instruções da embalagem e que é negligenciada muitas vezes. O risco maior de ressecamento da cola para sapato ocorre quando a embalagem fica aberta e a água presente no ar entra em contato com a cola e faz com que engrosse e solidifique.

Por isso, recomendamos que todos os profissionais, sejam do segmento calçadista e moveleiro, que, ao utilizar a quantidade de cola suficiente para a realização do seu trabalho, voltem a fechar a embalagem corretamente para evitar a perda do material.

Evite a exposição da cola à luz solar

Essa dica tem mais a ver com o armazenamento do produto. Seguindo essa recomendação, você irá aumentar a usabilidade da sua cola para sapato. Por isso, recomendamos a guarda da cola em um ambiente longe da incidência de luz solar e de altas temperaturas, pois a exposição direta do produto à luz solar pode ocasionar o aumento da temperatura e, consequentemente, alteração da composição da cola.

Sendo assim, o ideal é que a cola para sapato seja armazenada em local longe de qualquer fonte de calor, sendo guardada em local fechado, mas ventilado. Em relação à temperatura ideal para manter a cola com suas propriedades intactas, recomendamos que ela seja mantida em ambiente com temperaturas entre 5°C e 35°C. 

Armazene em local seco

Outra dúvida relacionada ao local destinado ao armazenamento da cola para sapato é sobre se a umidade do ambiente impacta na qualidade da cola. Se essa dúvida for sua também, saiba que as colas são ativadas pela umidade e, por isso, precisam ser armazenadas em local seco, como um armário, por exemplo, onde ela permanecerá com as mesmas propriedades e protegida contra as variações de temperatura.

Não transfira a cola para outro recipiente

Muitos profissionais colocam a sua cola para sapato a perder porque transferem o produto para outra embalagem. Essa atitude faz com que, durante o processo de transferência entre recipientes, ocorra o endurecimento do produto por conta da exposição à umidade do ar.

A embalagem da cola foi projetada com todas as especificidades necessárias para a proteção e guarda adequada do material, sendo recomendada a retirada apenas para utilização na produção.

Mantenha a abertura da embalagem sempre limpa

Quantas vezes você ficou horas tentando abrir a embalagem de cola de sapato, mas não conseguiu porque havia uma crosta de cola endurecida ao redor da tampa que impossibilitava a abertura?

Com certeza muitas vezes, até porque durante a lida de produção não sobra muito tempo para ter esses cuidados com a embalagem de cola, não é mesmo? Contudo, saiba que a limpeza adequada da embalagem garante mais durabilidade de uso para a cola, evitando que as crostas entrem em contato com o produto e altere a qualidade. 

Por isso, assim que retirar a quantidade que vai utilizar, recomendamos a limpeza imediata para que a umidade do ar não entre em contato com a sobra do material e endureça-o.

Leia também:

Existe temperatura ideal para aplicação de adesivos da linha Quimihot?

E o que fazer com as sobras de cola sólida que foram derretidas?

Como evitar que a cola resseque
Como evitar que a cola para calçados resseque? 2

Outra preocupação que permeia a cabeça de vários profissionais é sobre a sobra de colas sólidas derretidas. Se você costuma utilizar esse tipo de cola e sempre sobra, é importante que saiba que, quando derretida e não utilizada, voltará novamente à forma sólida, podendo ser reutilizada desde que mantenha a temperatura do coleiro, conforme indicação do técnico e ficha técnica.

Utilizando todas essas dicas no dia a dia do seu negócio, pode ter certeza que as suas colas para sapato terão mais durabilidade de uso e, consequentemente, mais economia para você. 

Como pudemos ver, o maior problema do ressecamento da cola para sapato está ligado ao fator umidade. Mantendo a embalagem em condições minimamente adequadas você já consegue aumentar a vida útil do produto e mantém intactas todas as suas propriedades.

Portanto, sempre que for realizar um trabalho e precisar utilizar cola para isso, lembre-se de retirar a quantidade suficiente, limpar a abertura da embalagem, fechar adequadamente e armazenar o produto em local seco e longe de altas temperaturas. E sempre que precisar de dicas e instruções pode entrar em contato com a nossa equipe que prontamente te ajudarão em suas dúvidas.

E se você quer economizar em todas as etapas do processo de colagem de calçados, aproveite para utilizar a nossa calculadora de cola, desenvolvida para ajudar a todos os profissionais do setor calçadista que ainda têm dúvidas sobre a quantidade certa para colar determinados tipos e partes de calçados. Aproveite e baixe agora mesmo.

Até a próxima!

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade