BLOG

Como a umidade pode interferir na colagem da madeira?

Entenda porque a umidade é um tema tão importante no setor moveleiro e como ela pode prejudicar a fixação da cola adesiva em móveis.
Publicado em

O ato de unir duas peças por meio de uma cola adesiva pode parecer simples. Mas os adesivos são produtos químicos que requerem cuidados específicos. Afinal, cometer qualquer erro durante a colagem de um produto do setor moveleiro pode prejudicar a qualidade do móvel, levando inclusive à descolagem.

Dentre os fatores que mais interferem na colagem de qualquer peça, estão o tipo de cola utilizada, a preparação do item, a técnica de aplicação e o tempo de cura do adesivo. Mas, quando o assunto é o setor moveleiro, também é preciso destacar um outro fator: o nível de umidade da madeira.

A seguir, vamos te explicar porque a umidade é um assunto tão importante durante a colagem de móveis e quais são os cuidados que você deve tomar na sua empresa.

Por que a umidade é um dos fatores que mais interferem na secagem da cola adesiva?

O teor ideal de umidade para madeiras é entre 7% e 10%. Mas o que acontece quando a peça que você deseja colar não está dentro desses níveis? No caso de madeiras muito úmidas, o tempo de fixação da cola adesiva aumenta, dificultando a secagem do produto. Já as madeiras muito secas tendem a absorver a umidade presente no adesivo. Consequentemente, a fixação com o outro substrato é prejudicada.

O grande problema é que, quando a fixação da cola adesiva não acontece da forma correta, as chances do produto descolar aumentam consideravelmente. Sem falar que, quando a umidade da madeira está fora dos padrões ideais, a resistência das juntas é prejudicada. Isso leva a rachaduras, juntas abertas nas pontas e emprenamento.

Quais são os cuidados necessários para secagem correta da madeira?

Nesse momento, você deve estar se perguntando como é possível evitar que esses problemas aconteçam no seu móvel. Afinal, no setor moveleiro, a qualidade dos produtos é fundamental para garantir a fidelização dos clientes.

Antes de mais nada, vamos falar sobre como deve ser feita a secagem da madeira antes do processo de fabricação dos móveis. Existem basicamente duas formas: natural e artificial.

  • Secagem natural: De maneira geral, o recomendado é empilhar as peças, mantendo um espaçamento entre elas. Para isso, você pode utilizar tabiques de alta durabilidade para manter o distanciamento ideal. Dessa forma, o ar poderá circular entre as ripas, garantindo a remoção da água.
  • Secagem artificial: esse processo consiste na utilização de câmaras fechadas. Esses equipamentos controlam a temperatura, a circulação e a umidade do ar.

Agora que você já sabe como deve ser realizada a secagem das madeiras para o setor moveleiro, vamos trazer dicas importantes sobre como evitar os principais problemas que a umidade pode causar nessas peças.

Empenamento

O empenamento, ou arqueamento, da madeira ocorre por causa da contração da madeira. Para evitar esse fenômeno, basta se certificar de que o empilhamento das peças foi feito de forma correta, mantendo as arestas no mesmo nível do centro.

Endurecimento superficial

O endurecimento superficial é uma das causas das rachaduras e ele acontece quando a superfície perde a umidade de forma rápida, mas o centro da peça continua úmido. Para que isso não aconteça, evite reduzir o tempo de secagem usando altas temperaturas, por exemplo.

Rachaduras

As rachaduras geralmente ocorrem na fase inicial da secagem da madeira, pelos seguintes motivos:

  • Rachaduras na superfície: acontecem porque a secagem inicial foi muito acelerada, fazendo com que o teor de umidade da superfície e do centro da madeira fiquem muito diferentes.
  • Rachaduras no topo: ocorrem quando a peça seca rapidamente nas extremidades e de forma lenta no restante. Isso ocorre com maior frequência em peças de maior espessura.
  • Rachaduras internas: acontecem quando há tensão de tração no interior da peça, que ocorre quando o controle da secagem é feito de forma errada ou quando o processo é acelerado.

Para garantir que seus móveis estarão livres de rachaduras, você deve basicamente evitar correntes de ar muito seco e forte na madeira úmida e fazer o controle ideal do processo de secagem, para que ela seja feita no tempo correto.

Qual é o processo correto na hora de usar cola adesiva na madeira?

A colagem ideal de um produto do setor moveleiro começa durante a escolha da cola adesiva. Existem inúmeras opções disponíveis no mercado e é fundamental levar em consideração todas as características e especificidades do móvel na hora de fazer a sua escolha.

Por exemplo, seu móvel pode precisar ter uma resistência maior à temperatura. Nesse caso, o Adesivo Quimifort Contato Madeira Especial pode ser a melhor opção na aplicação em pincel ou a QUIMIFOR 7198 SPRAY na aplicação em pistola.

Preparação da Madeira

Quando você já tiver a cola adesiva ideal em mãos, o próximo passo é retirar qualquer tipo de impureza da madeira, como tintas, resinas, oleosidade, sujeira e oxidação. Isso pode ser feito por meio da lixação ou da asperação, já que esses procedimentos deixam as fibras da madeira expostas na superfície, aumentando a aderência da cola adesiva no substrato.

Técnica de aplicação

Existem quatro formas de aplicar uma cola adesiva: pistola, pincel, rolo e espátula. Cada uma é indicada para diferentes necessidades, sendo assim, é a peça que dirá qual será o tipo de aplicação. No caso dos adesivos da linha Quimifort Spray, por exemplo, a maioria das colas indicadas para madeira são aplicadas com pistola, já a linha da QUIMIFORT CR, a aplicação da cola adesiva pode ser pincel, rolo ou espátula. Dependendo da viscosidade da cola, a forma de aplicação vai variar visando garantir uma distribuição mais uniforme.

Tempo de secagem

Como o foco principal desse texto é a umidade, não poderíamos deixar de ressaltar a importância de respeitar o tempo de secagem do adesivo. Nesse caso, a principal dica é seguir as recomendações do fabricante à risca para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Agora que você já sabe o quanto a umidade pode interferir na colagem do seu móvel e como fazer para evitar problemas relacionados a ela, está na hora deescolher a cola adesiva mais indicada para a sua empresa. No ebook Tripé da Escolha da Cola para o setor moveleiro, você vai descobrir qual é a opção mais indicada para as suas necessidades, dicas para evitar a descolagem e muito mais. Clique aqui e acesse.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade