BLOG

Cola automotiva: como escolher a cola ideal para cada etapa da fabricação ou manutenção do veículo

É necessário observar detalhes como resistência ao calor e à água na hora de escolher o tipo de cola automotiva ideal.
Publicado em

Cola automotiva

Cola automotiva: como escolher a cola ideal para cada etapa da
fabricação ou manutenção do veículo

É necessário observar detalhes como resistência ao calor e à água na hora de escolher o tipo de cola automotiva ideal.

No processo de fabricação ou conserto de carros ou acessórios automotivos, um produto invisível e que quase nunca é percebido pelo consumidor exerce um papel fundamental para garantir a qualidade do acabamento e de resistência dos materiais. Estamos falando da cola automotiva.

A Quimicolla tem uma diversas linhas de Colas para Carros, por isso, queremos te contar um pouco mais deste segmento!

A cola automotiva é usada em diferentes etapas dos processos de fabricação, manutenção e customização de veículos, como:

  • Colagem das peças do painel;
  • Colagem do forro no teto do carro;
  • Colagem de couro, espuma e outros tecidos no banco;
  • Colagem de para-choques, para-brisas e retrovisores;
  • Colagem de resina na lataria;
  • Colagem de peças internas, como porta-luvas e botões;
  • Colagem no motor quando são realizadas manutenções.

Desse modo, é comum a utilização do produto tanto nas fábricas como em oficinas e centros automotivos. No entanto, um detalhe importante – e que precisa ser levado em consideração – é o tipo de cola automotiva adequado para cada finalidade.

Há no mercado centenas de colas adesivas sendo comercializadas e é comum que muita gente ainda veja todas elas de forma igual, mas nem todas são indicadas para uso em veículos.

Tipos de cola automotiva: indicação para cada finalidade

Com há muitos tipos de cola disponíveis para aquisição, é normal que haja mais de uma opção que pode ser usada para a montagem de veículos.

Veja alguns exemplos:

• Cola Epóxi: essa cola é bastante usada para reparos na lataria do veículo, pois trata- se de uma resina que adere à estrutura do veículo formando uma massa homogênea que preenche erupções causadas por batidas.

• Cola de Poliuretano: é um tipo de cola adequada para utilização em bancos, vidros e peças de plástico da carroceria do veículo, considerando o fato de ser transparente e poder ser pintada para dar um bom acabamento.

• Cola de silicone: também conhecida como selante de silicone, esse é um tipo de cola usado para reparos no motor, considerando o fato de ser resistente a altas temperaturas e à água, além de ter boa aderência ao metal. Também é indicada para fixação de vidros.

• Cola de contato: esse é um dos tipos de cola mais usados, pois tem a finalidade de fixar duas partes (substratos) que necessitam ser coladas, como, por exemplo, partes de borracha do painel, forro do teto e tecidos do banco. Também é conhecida como adesivo de contato.

• Cola instantânea: é o tipo de cola ideal para colagem de detalhes e tem como principais vantagens a colagem rápida e o acabamento perfeito. É muito usada em centros automotivos que realizam customização de veículos ou até mesmo pelos próprios donos do veículo quando algo descola na parte interna ou externa.

Como escolher a cola automotiva ideal

Observando a relação de tipos de cola, listadas acima, parece fácil realizar a escolha da cola ideal, mas é necessário considerar que há diferentes tipos e marcas de cada uma delas.

Nesse caso, para escolher a cola automotiva mais adequada, é necessário antes de tudo observar alguns aspectos fundamentais e responder às seguintes perguntas:

• Que tipo de material será fixado com a cola?

• Que tamanho tem esse material?

• Haverá exposição direta à umidade e ao calor?

• Que resistência é esperada para a colagem? Desse modo, é possível filtrar ainda mais a escolha e fazer a compra ideal.

Quimicolla: solução completa para colas automotivas

Especialista na fabricação de adesivos para diversos segmentos industriais, a Quimicolla também possui produtos indicados para o setor automotivo. São eles:

Linha Quimifort

Colas automotivas fabricadas à base de policloropreno (CR) e a base de borracha termoplástica (TR). Ambas oferecem alto rendimento, versatilidade de aplicação e dispensam reativação, além disso, nas colas a base de policloropreno, algumas oferecem resistência ao calor.

Linha Quimifix

Colas automotivas fabricadas à base de poliuretano (PU). Oferecem alta resistência à água e ao calor e são reativados entre 55° e 70°C durante o processo de aplicação. Indicação: colagem de couro no banco e materiais sintéticos do painel.

Gostou dessas dicas?

Então, se você deseja saber mais, detalhes sobre as colas automotivas oferecidas pela
Quimicolla, fale com a nossa equipe técnica.

Um de nossos consultores especializados entrará em contato para lhe ajudar a identificar a
cola ideal para o seu processo de fabricação automotiva e esclarecer todas as suas dúvidas.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade