BLOG

Adesivo hot melt: o que é, aplicações e como usar

Descubra por que o adesivo hot melt movimentou tanto o mercado nos últimos anos e por qual razão ele está entre os mais utilizados no setor moveleiro.
Publicado em

Adesivo hot melt: o que é, aplicações e como usar

Adesivo hot melt

Descubra por que o adesivo hot melt movimentou tanto o mercado nos últimos anos e por qual razão ele está entre os mais utilizados no setor moveleiro.

O adesivo hot melt é um dos que mais cresce no setor. Prova disso são os mais de 6,60 bilhões de dólares que ele movimentou em 2018, em todo mundo. Esses dados são de um relatório feito pela Global Market Insights, que ainda obteve uma informação bastante interessante:

A projeção para os próximos anos é de que o adesivo hot melt cresça ao menos 6,4% todos os anos, até 2026.

Mas será que esse adesivo realmente faz jus à toda essa repercussão? Você vai descobrir a resposta para essa pergunta na sequência.

O que é?

Antes de mais nada, precisamos explicar ao certo o que é o adesivo hot melt. De maneira simples, esse adesivo é composto por resinas termoplásticas ou termofundíveis.

Ou seja: são adesivos que, após atingir uma determinada temperatura, possuem alta viscosidade, podendo ser moldados conforme a necessidade. Isso significa que, como o nome já sugere, o adesivo hot melt precisa ser aquecido para ser aplicado.

Feito à base de poliamida e poliéster, ele possui um tempo de endurecimento bastante rápido, praticamente eliminando o tempo de secagem. 

Ele é indicado para...

O adesivo hot melt possui uma colagem forte e ao mesmo tempo flexível, já que se adapta a diferentes superfícies. Sendo assim, ele é indicado para substratos porosos, couros sintéticos, couros graxos e espumas.

Dessa forma, ele é uma das principais alternativas à cola de contato e vem sendo muito utilizado no setor moveleiro, calçadista e de embalagens.

Calçadista:

ajuda a garantir o alto desempenho dos calçados;

Embalagens:

indicado para o fechamento de caixas de bebidas, alimentos, entre outros;

Moveleiro:

Oferece maior resistência e eficácia para os móveis. Por essa razão, é utilizado para diferentes finalidades, inclusive no acabamento.

Vale ressaltar a importância desse adesivo no setor moveleiro.

Em 2011, o Inmetro divulgou uma portaria proibindo o uso de colas que possuíam propriedades tóxicas. Com isso, o adesivo hot melt passou a ser o grande aliado das indústrias que começaram a utilizá-lo tanto na colagem de espumas, quanto no revestimento de molas.

O resultado disso foi a maior segurança dos profissionais e consumidores, além da garantia de um produto de alta qualidade e longevidade.

Como funciona?

O adesivo hot melt é comercializado sólido, podendo ser encontrado granulado, em blocos ou na forma de rolos. Sendo assim, ele é aplicado em estado líquido e com o resfriamento, se solidifica novamente. Dessa forma, ele se molda conforme necessário e, com a perda de calor, ainda acelera a colagem.

Esse processo, inclusive, evita o desperdício, garante maior adesão e faz com que o adesivo renda mais. Mas, para garantir uma boa colagem, é preciso estar atento à temperatura, velocidade, quantidade de cola utilizada e aos equipamentos usados para a aplicação do adesivo.

Adesivo hot melt como funciona

Seu custo-benefício é maior que o das colas à base de solvente?

Sim, e essa resposta serve tanto para as colas à base de solvente, quanto para as que possuem água na composição. Veja esse comparativo:

Adesivo à base de água:

composição 50% a 40% aquosa, servindo como veículo para o adesivo;

Adesivo à base de solvente:

80% da composição é usada como veículo para o adesivo;

Adesivo hot melt:

100% da composição é adesiva.

Ou seja: enquanto praticamente metade dos componentes dos adesivos à base de água e 80% dos que são à base de solvente evapora até o fim da aplicação, o adesivo hot melt é completamente utilizado. Afinal, ele é 100% adesivo, dispensando a necessidade de veículos.

Na prática, isso significa que além de render mais, o adesivo hot melt ainda evita despedícios e ocupa um volume menor, reduzindo custos com armazenamento.

O adesivo hot melt é tóxico?

Não! Por não possuir solventes em sua composição, o adesivo hot melt não oferece nenhum risco a quem o manuseia. Inclusive, esse é um dos seus grandes diferenciais. 

Afinal, as colas à base de solventes e/ ou componentes tóxicos eram utilizadas anteriormente, no lugar do adesivo hot melt. Porém, quando elas evaporam, os trabalhadores acabam inalando as substâncias tóxicas. Sem falar, é claro, nos danos causados ao meio ambiente.

Quais são as vantagens do adesivo hot melt?

Várias vantagens dos adesivos hot melt foram citadas no decorrer desse texto, mas vamos elencar as principais a seguir.

Para o produto:

Excelente desempenho;

Endurecimento rápido;

Boa flexibilidade;

Boa adesão;

Alta resistência térmica;

Sem odor.

Para a empresa:

Evita desperdícios;

Maior produtividade;

Aceleração de processos;

Economia de tempo;

Maior segurança para a saúde dos colaboradores;

Excelente custo-benefício, especialmente em comparação com colas à base de solvente;

Para o planeta:

Economia de energia;

Alternativa sustentável;

Utiliza menos água na produção, contribuindo para a preservação desse recurso natural.

A Quimicolla também tem

Nat_0006 (1) (1) (1)

Sempre antenada ao que há de melhor no mercado, a Quimicolla também conta com uma linha exclusiva para adesivos hot melt. No mercado há mais de 15 anos, a empresa preza pela confiança e segurança de seus clientes. Sem falar no atendimento especializado, com técnicos sempre prontos para te ajudar a escolher o adesivo ideal.

Esse é o caso da linha Quimihot, que conta com adesivos inovadores e ecologicamente corretos. Com eles, você garante a mais alta qualidade para os seus produtos, sem prejudicar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre a Quimihot? Clique aqui e confira.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade