BLOG

Como calcular o rendimento da cola na fabricação de calçados?

Confira algumas dicas e veja como otimizar o rendimento da cola adesiva na sua esteira de produção calçadista!
Publicado em

Quem trabalha na indústria calçadista sabe da importância da colagem para garantir resistência, qualidade e bom acabamento. Afinal, uma cola inadequada ou um processo mal-executado são suficientes para a descolagem.

Na hora de escolher a adequada, o item rendimento da cola sempre é colocado na balança, a fim de fazer compras inteligentes e otimizar a produtividade na esteira de calçados.

No entanto, como é possível calcular o rendimento da cola de contato? Ou ainda, como evitar o desperdício e garantir um melhor rendimento da cola de contato? Separamos algumas dicas e orientações que irão lhe ajudar neste assunto.

Como evitar o desperdício e garantir um melhor rendimento da cola?


Todos sabem que desperdício é sinônimo de dinheiro jogado fora. O excesso de produto na hora da aplicação não necessariamente está ligado à qualidade.

No caso da cola, há uma quantidade exata do produto ideal para alcançar a colagem perfeita. Contudo, para que isso ocorra, não há muito segredo. Basta seguir os três aspectos a seguir para reduzir o desperdício de cola na hora de montar os calçados, são eles:

Utilizar a cola correta para cada etapa do processo:

Há colas adesivas específicas para a montagem do cabedal, para o solado e para a fixação de acessórios. Cada uma delas é produzida pensando nos substratos que serão colados e na resistência que aquela parte do calçado precisa ter.

Utilizar um produto não recomendado representa desperdício, já que o rendimento indicado na embalagem não é adequado ao que está sendo realizado. No final, o resultado pode ser a descolagem e perda de materiais.

Aplicar o produto com a técnica correta:

Para a indústria calçadista, são produzidas diferentes colas adesivas. Algumas podem exigir a aplicação com pincel ou pistola, enquanto outras, devem ser aplicadas com o próprio dosador da embalagem ou em spray. Isso pode influenciar no rendimento da cola de contato, pois com a técnica inadequada, o consumo pode ser maior.

Observar a quantidade ideal da colagem:

Um técnico especialista é capaz de orientá-lo sobre o rendimento da cola, assim como outras informações importantes para uma correta aplicação.

E é nesse item que muitos fabricantes têm dúvidas, pois sempre existem particularidades, como material, tamanho e outros fatores. Contudo, há uma forma efetiva de calcular o rendimento adequado da cola. Confira a seguir:

Como é possível calcular o rendimento da cola?


Como essa é uma dúvida frequente, a Quimicolla desenvolveu uma tabela para calcular o rendimento de nossas colas para a indústria calçadista.

Basta baixar a calculadora e filtrar pelas características do calçado e pela etapa do processo de fabricação. Assim, todas as informações serão apresentadas. Simples e rápido, garantindo a produtividade da sua esteira.

Baixe a calculadora clicando aqui:

Calculadora de rendimento da cola quimicolla
Como calcular o rendimento da cola na fabricação de calçados? 3

Se você ficou curioso para saber mais sobre o uso da cola na fabricação de calçados, clique aqui e leia o artigo que escrevemos com mais detalhes sobre esse assunto. No Blog da Quimicolla há sempre um conteúdo interessante destinado à indústria calçadista. Confira!

Leia a seguir:

180lg

O uso da cola na produção de calçados

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade